Jantar indiano: Cheese Naan, Frango Tandoori com Batatas à Bombaim

    A cozinha indiana é uma das que mais gosto. Gosto muito de comer, tenho os meus restaurantes indianos que adoro ir e em casa também gosto de ir experimentando coisas novas na cozinha, já incuti isso na família que já adora o meu frango com caril e com caril e coco. Essas foram novas experiências que correram bem, juntaram-se à lista do meu reportório gastronómico.

    - Peneire a farinha, o açúcar, o sal e o fermento em pó para uma taça. A meu gosto temperei com uma mistura de pimentas asiáticas, moa um pouco de pimenta.
    - Bata o ovo com o leite e gradualmente incorpore na farinha, misturando com uma colher de pau até obter uma massa.
    - Coloque a massa numa superfície de trabalho e abra um buraco no meio da massa, junte o óleo e amasse a massa durante alguns minutos, até o óleo ter sido absorvido e ter obtido uma massa macia e maleável. Embrulhe a massa em película aderente e deixe levedar por 1 hora.
    - Divida a massa em oito pedaços iguais, molde os pedaços em bolas, juntando um queijo à sua escolha, eu aconselharia um queijo com algum sal e depois de envolver, achate as bolas. Tape as bolas achatadas com película aderente e deixe repousar durante 10-15 minutos. As formas tradicionais de Naan são em formato de lágrima, mas pode fazer no formato que lhe apetecer.
    - Numa frigideira anti-aderente, pincele com um pouco de óleo de girassol, coloque o naan durante 1 minuto de cada lado ou até dourar um pouco, ao retirar um a um, coloque-os num pano até fazer os restantes para manterem a humidade. Pode também ser feito no forno pré-aquecido no máximo, por cima do grill, em cima de papel alumínio pincelado com óleo de girassol e na mesma 1 minuto de cada lado.
    - Ideal para servir com chutney de manga ou outro chutney a gosto.

    - Faça cortes finos no frango, esfregue o limão e esprema o suco e depois esfregue o sal nos cortes.
    - Para fazer a pasta eu usei daqueles processadores pequenos com varinha mágica, coloque no processador uma cabeça de alhos descascados e cortados a meio, coloque 1 colher de sopa de gengibre em pó (ou meio dedo de gengibre fresco cortado grosseiramente) e triture bem, depois junte 1 c. de sopa de paprica, 1 c. de chá de canela em pó, 1 c. de chá de cominhos em pó, 1 c. de chá de piripiri em pó, 1 pitada de cravinho em pó; junte o iogurte natural e triture um pouco, depois misture bem a mistura com uma colher.
    - Esfregue a pasta no frango, tape a tigela com película aderente e leve ao frigorífico no mínimo por 4 horas, mas o ideal é de um dia para o outro.  
    - Quando estiver pronto, aqueça o forno a 200ºC, coloque o frango num tabuleiro e deite sobre ele duas colheres de sopa de óleo de girassol. Asse no forno pré-aquecido por 30-45 minutos, até ficar com a pasta bem dourada e ligeiramente chamuscada. retire do forno, deixe repousar por 10 minutos e depois está pronto a servir.

   - Coloque a batatas cortadas ao meio ou em três quartos numa caçarola ou tacho/panela e coloque água suficiente para cobrir as batatas, junte 1 colher de chá de açafrão-da-índia, 1 pitada de sal e deixe ferver, coza durante 10 minutos ou até ficarem tenras. Depois escorra as batatas e reserve.
    - Numa frigideira com um grande fundo ou num wok coloque 4 c. de sopa de óleo de girassol, adicione 6 folhas de caril ou duas c. de sopa de caril em pó, 1 malagueta vermelha cortada (retire as sementes se não gosta de muito picante), as cebolas picadas e 1 c. de chá de açafrão-da- índia e refogue um pouco; de seguida coloque 2 c. de chá de sementes de mostarda, 1 c. de chá de cominhos, 1 c. de chá de sementes de funcho e refogue até as cebolas amolecerem.
    - Deite as batatas, mexa e refogue em lume brando, mexendo frequentemente, durante 10 minutos ou até as batatas ficarem bem envolvidas nas especiarias. Esprema o sumo de uma lima e depois sirva.

Fonte da base das receitas: Livro "Sabores Exóticos".

Arrisque e delicie-se.
Mrs. Margot



 

Share:

0 comentários

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.