Livro-te: Se Eu Ficar; Espera Por Mim de Gayle Forman


    "Se Eu Ficar" (If I Stay) e a sua continuação "Espera Por Mim" (Where She Went) da autora Gayle Forman, do género young-adult, traz-nos a história da jovem violoncelista Mia e do jovem estrela de rock Adam.
    No primeiro livro a história é nos contada pela voz de Mia, uma jovem de 17 anos apaixonada por música clássica e violoncelista. Um dos seus objectivos de vida é ir para Nova Iorque para entrar na conceituada escola de música Juilliard, mesmo que isso signifique ter que deixar a família e amigos para trás. Entretanto conhece Adam, que a única coisa que têm em comum é o gosto pela música, mas no caso de Adam, ele é uma estrela do rock, vocalista de uma banda que tem com os seus amigos. A paixão entre ambos torna-se inevitável e completamente avassaladora de tão intensa.
    Tudo corria no seu natural percurso até que numa manhã, Mia, os seus pais e o seu irmão mais novo têm um terrível acidente de automóvel e ela é a única sobrevivente do mesmo, ficando em estado de coma. O espírito dela vagueia pelo hospital vendo e sentindo tudo o que se passa à volta dela e quando está pronta para partir, Adam desdobra-se em mil esforços para a fazer permanecer. Ela acorda.

    No segundo livro a história é contada pela voz de Adam, passados três anos eles nunca mais se viram desde que Mia partiu para Nova Iorque, Adam conseguiu com a sua banda assinar um contrato e andou em digressão pelo mundo, mas agora encontra-se em Nova Iorque, em vésperas de ir para outro concerto no Japão. Ele faz de tudo para ficar preso em Nova Iorque apenas por uma noite, então decide ir a um concerto de Mia e os dois acabam por explorar a cidade juntos nessa noite.
    À medida que exploram a cidade, vão revisitando o passado e abrindo algumas feridas, confessando os seus verdadeiros pensamentos e sentimentos após a tragédia que aconteceu. A conversa que estava pendente havia anos e que era tão fulcral para poderem sarar essas mesmas feridas e poderem perspectivar um futuro bem mais risonho. Haverá um futuro entre Mia e Adam? Serão eles capazes de fazer as pazes com o passado e dar as mãos no futuro? O final do livro conta-nos tudo.

    Gostei muito do primeiro livro, achei devastador, emocionante e apesar de sentirmos alguma frieza da parte de Mia, não há como ficar indiferente ao seu sofrimento. Também gostei muito da adaptação ao cinema, na minha opinião o filme foi muito bem adaptado e não me senti defraudado em nenhum momento e gostei da escolha da actriz Chloe Moretz para o papel principal.
    Confesso que a minha preferência vai para o segundo livro, não há como não nos apaixonarmos pelo Adam, que é tão irresistivelmente romântico e que apesar do tempo ter passado continua a amar Mia da mesma maneira, como se não tivesse havida nenhuma ruptura, a maneira como ele descreve os momentos que passa com ela é de nos fazer suspirar. Aquela sensação de alguém que nos consegue tocar através do olhar? Sei que parece estranho, mas é o que muitas vezes senti entre eles.

Boas leituras,
Mrs. Margot 

Share:

0 comentários

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.