Livro-te: A Felicidade é um Chá Contigo de Mamen Sánchez


    A minha mais recente leitura foi o livro que ofereci ao marido pelo seu aniversário, porque ele é mais viciado em chá que eu e porque muitas vezes bebemos chá juntos e o mais engraçado é que a marca de chá que gosto e que mais tenho na minha despensa é a que é referida no livro, Twinings. Quando se olha para a capa do livro "A Felicidade é um Chá Contigo" da autora Mamen Sánchez pensa-se logo que será um romance cor-de-rosa, cheio de momentos lamechas e bonitinhos, desengane-se! Nesta história encontramos diversas personagens, muito humor, dois países diferentes: Inglaterra e Espanha, três culturas diferentes: a inglesa, a espanhola e a mais carismática a cultura cigana e uma pitada de romance, que também precisamos.

    Este romance vem com um adesivo que contem um aviso muito importante:
"Este romance pode afectar gravemente a sua percepção pessimista da realidade. Provoca gargalhadas e a vontade imparável de mais e mais. Os seus personagens são como os filhos: quanto mais disparates fazem, mais gostamos deles. Cuidado com os corações: podem começar a sentir estranhas vontades incontroláveis."


Título em Portugal: A Felicidade é um Chá Contigo
Título Original: La Felicidad Es Un Té Contigo
Autor(a): Mamen Sánchez
Lançamento: 03/2016
Editora: Marcador

Sinopse:
    O inexplicável desaparecimento do gentleman Atticus Craftsman parece estar relacionado com as bruxarias de cinco mulheres desesperadas. São funcionárias da revista Librarte e capazes de qualquer coisa para conservar o emprego.
    O inspector Manchego será encarregue de desenredar uma trama na qual a comédia romântica se entrelaça com o drama mais ternurento. E a intriga policial dá lugar ao maior achado literário de todos os tempos.
    Aquilo que parece difícil acaba por ser tornar fácil e todos os problemas se afogam num mar de lágrimas… de tanto rir. Tudo isto para chegar à conclusão de que, aconteça o que acontecer, o amor consegue explicar tudo.
____________

    O insucesso da revista espanhola Librarte, que pertence à empresa Craftsman & Co, leva Atticus Craftsman, filho do dono da empresa, a Espanha para despedir as 5 funcionárias que lá trabalham. Berta Quiñones é a directora da revista, uma mulher na casa dos 50 anos, solteirona, feia, com uns quilos a mais; Asunción uma mulher de meia idade, gorda, traída e ansiosa; Maria, mãe de três crianças que as leva para o trabalho, mulher que esconde um segredo importante para a história; Gabi, a mais nova, recentemente casada e obcecada em engravidar, sem sucesso; e Soleá, uma cigana de olhos azuis, atrevida, determinada e cheia de personalidade.
    Elas têm um plano. Atticus é dado como desaparecido.
    O pai de Atticus não tem outra alternativa, dirige-se a Madrid, chega até ao Inspector Manchego, com a denúncia que o seu filho possa ter sido sequestrado. Manchego, um inspector na casa dos 50, nunca teve um grande caso para resolver, por isso a sua experiência não ser muito grande.
    Entramos numa aventura de Madrid a Granada, no meio de uma cultura cigana capaz de nos arrancar umas gargalhadas, sobretudo com a avó Remédios e com um pouco de romance, mistério e alguma loucura à mistura, desvendamos os segredos aos poucos.
    Um livro que nos traz uma leitura muito bem disposta, despretensiosa, leve, a autora teve o cuidado de fazer capítulos pequenos que torna a sua leitura rápida, para aquelas pessoas que só podem ler um pouco de cada vez, é óptimo. Uma escrita muito tipicamente europeia, que surpreende, que não é previsível e onde o amor e o humor estão sempre de mãos dadas. 

Boas leituras!


Share:

2 comentários

  1. Tenho que admitir que quando vi a capa do livro pensei mesmo que iria ser mais um romance cor-de-rosa, mas agora que li o seu post mudei de ideias e parece-me ser um livro bastante interessante! Se que, o que me cativou mesmo, foi o adesivo com o aviso! <3

    Adorei o seu blog, e sem dúvida que já estou a seguir! Convido-a a ir visitar também o meu blog, e espero que goste tanto dele quanto eu gostei do seu!

    Um abraço,
    Leituras da Carolina - leiturasdacarolina.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Tenho algma curiosidade com este livro. Parece ser interessante.
    Sou também uma viciada em chá :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.