10 filmes estrangeiros


    Desta vez deixo aqui uma lista de 10 filmes estrangeiros que gostei muito por diversas razões, dentro de uma lista que podia ser bem maior, deixei de fora os filmes relativos ao holocausto, estariam garantidamente no topo, mas quero fazer uma lista só com esses filmes e os filmes com temática lgbt, que ficam também para outra lista.
    Fui ganhando um gosto por cinema estrangeiro ao longo dos anos, talvez para desenjoar os filmes comerciais e blockbusters de hollywood. Os primeiros que talvez me tenham prendido atenção e me feito apaixonar e devo agradecer às minhas professoras de psicologia do secundário por isso, foram "A Vida é Bela" e o "Os Coristas", também gostei muito de "As Tartarugas Podem Voar", que infelizmente ficou de fora.
    Ao pensar em filmes para esta lista, percebi que gosto muito do cinema francês, um dado que me tinha passado ao lado.

- Always (2011) 
Nome original: O-jik geu-dae-man
   - Nunca tinha visto com muita atenção filmes asiáticos, mas quando me coloquei a ver este filme sul coreano jamais era capaz de prever ficar tão apaixonada, é um filme tão simples mas igualmente tão bonito, chorei e sorri, tornou-se num dos meus filmes de eleição.
- Coco Avant Chanel (2009):
   Sou fã do trabalho da Coco Chanel e sempre tive uma admiração pela imagem dela, mas não sabia a sua história e adorei saber através deste filme, também se tornou um dos meus favoritos e foi este filme que me deu a conhecer a actriz Audrey Tautou, fiquei fã dela também.
- La Cage Dorée (2013): 
   Já muita gente deve ter ouvido falar de "A Gaiola Dourada", um filme que representa bem a nossa portugalidade e a vida de muitos dos nossos emigrantes. Fui vê-lo duas vezes ao cinema e vi-o outras tantas em casa, eu e o marido adoramos.
- Les Choristes (2004):
   "Os Coristas" é daqueles filmes que marcaram a minha adolescência, por mais tempo que passe, nunca irei esquecer, é marcante, tem uma beleza única, é especial. Revi-o há pouco tempo e adorei na mesma.
- Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (2001):
   Este é daqueles filmes que ouvia tanta gente falar e sinceramente eu não conseguia perceber o porquê de ser o preferido de muitas pessoas, achava a capa meio tosca (tipo Charlie e a Fábrica de Chocolate), mas depois de conhecer Audrey como Coco, decidi vê-lo há coisa de 3 anos atrás e pude perceber o porquê de tanta gente gostar dele. Não há como explicar este filme, é naive, é mágico, é enigmático e pode contaminar-nos com uma alegria singular.
- Volver (2006): 
   Foi o primeiro filme que vi de Pedro Almodóvar e é provavelmente o meu filme preferido dele, para mim não é fácil gostar do seu humor negro, mas é algo que se aprende e neste filme acho que está no ponto certo.
- Qu'est-ce qu'on a fait au bon dieu (2014):
   Uma comédia francesa muito engraçada, que satiriza o preconceito. Daqueles filmes para se ver num bom serão bem acompanhado.
- Amour (2012): 
   Este não é daqueles filmes que toda a gente vai gostar, eu gostei muito dele mas não o voltarei a ver. Um filme feito com silêncios e muito doloroso de assistir, é um belo filme com uma forte mensagem, mas custa-me bastante a solidão na terceira idade e houve um momento do filme que me arrancou tantas lágrimas, que me magoou tanto que acho que não era capaz de voltar a vê-lo.
- A Minha Mãe é Uma Peça (2013):
   Gosto muito do actor Paulo Gustavo e adoro a sua personagem Dona Hermínia da série 220 Volts, este também é daqueles filmes para se ver em família, uma comédia brasileira cheia de bom humor e que nos deixa bem dispostos.
- Desert Dancer (2014):
   Esperava mais das coreografias deste filme, mas ele figura na lista porque gostei da história e o filme tem uma sensibilidade que consegue passar aos telespectadores. O sonho de dançar numa terra onde a dança é proibida e quem o fizer arrisca a sua vida.

    Esta lista podia estar maior, se eu não tivesse uma imensa lista de espera de filmes por ver, também houve outros tantos que gostei mas que não coloquei na lista e outros que não gostei assim tanto para os destacar.

Bons serões!

Share:

1 comentários

  1. Não conhecia nenhum destes filmes :) mas fiquei curiosa com alguns
    Beijinho

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.