Livro-te: Paradise de Ellen Sussman


    A minha mais recente leitura foi o ebook "Paradise" de Ellen Sussman, um bonito romance que tem como pano de fundo Bali, bem ao género de "Comer, Orar, Amar" de Elizabeth Gilbert.


Título em português Resultado de imagem para bandeira brasil icon: Paradise
Título Original: The Paradise Guest House
Autor(a): Ellen Sussman
Lançamento: 06/2014
Editora: Casa da Palavra

Sinopse:
    A história começa com uma viagem ao paraíso. Ao ser enviada para trabalhar como guia turística em Bali, uma ilha da Indonésia, Jamie só pensa em passar os dias mais felizes de sua vida ao lado do namorado, aproveitando as praias virgens e explorando as florestas. No entanto, após três dias de sua chegada, ela e seu parceiro se tornaram vítimas de um atentado terrorista na boate local. Seu namorado perde a vida, e Jamie, a esperança de felicidade.

    Depois de um ano, ainda transtornada pelas lembranças, Jamie decide retornar a Bali para tentar fechar esse ciclo em sua vida. Mais que tudo, ela espera encontrar Gabe, o homem que a salvou do ataque. Nesta viagem ao passado, Jamie conhece Nyoman, seu simpático anfitrião, que a hospede no acolhedor e relaxante Paradise, um bangalô incrustado numa paisagem estonteante.

    Mesmo preparada para se arriscar nos grandes perigos da natureza selvagem de Bali, ela ainda precisa estar pronta para o maior desafio de todos: dar uma nova chance ao amor.
___________________________

    "Paradise" tal como o nome indica tem como pano de fundo a ilha paradisíaca Bali, sendo sempre conotada com a beleza das suas praias, com a cultura humilde e um espiritualidade transcendental. Mas o que fazer quando o paraíso se torna um verdadeiro inferno?
    Jamie é uma aventureira, a sua profissão é correr riscos fazendo de guia em trilhas radicais, actividades cheias de adrenalina, adora viajar e quando decide ir para Bali com o seu namorado de poucos meses, não estava à espera que ele a pedisse em casamento, mas também não estava à espera que essa noite se tornasse a pior da sua vida, após dizer que não ao pedido de casamento, Miguel entrou num pub para beber um copo, Jamie foi atrás dele e o que se seguiu foi um verdadeiro pesadelo. As boates, pubs, discotecas foram alvos de um ataque de terroristas e foram bombardeadas por duas vezes e entramos numa espiral de horror, com Jamie a tentar sobreviver, salvar o máximo de pessoas que consegue e ver o seu namorado sucumbir.
    Gabe é um professor numa escola em Bali, largou toda a sua vida após ter perdido o filho e foi viver para Bali. Estava a jantar num restaurante perto do atentado e o seu instinto foi entrar nas discotecas a arder e salvar o maior número de pessoas possível, salvando inclusive a Jamie e ajudando-a a salvar outras pessoas.
    Na dor, no desespero, na mágoa... É aí que estas duas almas se juntam, Gabe cuidando de Jamie num bangalô de um amigo.
    E depois de dias tentando emergir daquele episódio, decidem entregar-se um ao outro e na manhã seguinte, Gabe acorda com um bilhete de Jamie, ela partira para os EUA.
    Um ano depois, Jamie está de volta a Bali para as cerimónias de um ano após o atentado, fica hospedada num quarto no Paradise e o seu objectivo é encontrar Gabe, mas esse reencontro pode não ser aquilo que ela espera e esta viagem pode ser a oportunidade perfeita para ela fazer as pazes com aquela ilha.
    Um romance bem ao género de "Comer, Orar, Amar" (um dos meus livros preferidos), que descreve bem toda a beleza daquelas pequenas localidades, o mar, os arrozais, as cabanas à beira mar, cenários que nos transportam logo para uma serenidade sem igual, uma paixão que conseguimos compreender facilmente e uma reflexão sobre enfrentarmos os nossos medos, traumas e não fugir aos nossos sentimentos.
    As personagens são cativantes, bem construídas e a história flui muito naturalmente, é deliciosa de se ler, é quase como se estivéssemos a ler o livro dentro de um barco a flutuar na água. Foi uma boa surpresa.
Boas leituras!

  

Share:

0 comentários

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.