O meu must-have na cozinha!


    Eu adoro cozinhar, é quase como uma terapia para mim, gosto de passar algum tempo a preparar um bom jantar e há produtos que não podem faltar em minha casa, estes são alguns deles.
    Não posso passar sem as minhas especiarias, toda a minha comida é cheia de sabor, aqui estão as que mais uso e que mais gosto, açafrão, caril, cominhos, gengibre, pimentão doce e canela, que há muita gente que não usa esta última nos cozinhados, mas digo-vos que um pouco de canela numa carne assada ou estufada, dá um gosto divinal. Também nos assados gosto de usar cravinho ou até mesmo num arroz branco para lhe dar mais aroma. As minhas ervas aromáticas preferidas são o tomilho (sobretudo tomilho-limão se for fresca), segurelha, oregãos e alecrim (não está na foto porque já não tenho).
    Adoro limão e gosto de o usar para marinar quase todas as carnes e peixes que consumo, acho mesmo obrigatório ter sempre em casa, natural ou já em sumo para o desenrasque.
    Gosto de usar sempre que faço pratos diferentes, mais orientais ou para inventar conjugando alguns sabores, molho de soja e em alguns molhos o vinagre balsâmico dá-lhe um toque especial, assim como também é óptimo em saladas.
    Eu compro azeites menos intensos para cozinhar, mas gosto de ter sempre este azeite sublime de maior intensidade para usar em saladas, para regar fatias de pão ou para finalizar algum prato, é daquele tipo que podemos molhar o pão e nos deliciarmos.
    Confesso que sou muito fã de arroz basmati, é talvez o meu preferido, adoro o sabor mais aromático que tem, acho-o mais leve e fica muito bem com todo o tipo de pratos, mas sobretudo quase obrigatório para acompanhar pratos indianos que tanto gosto. Adoro esta saca que me ofereceram de 2kg, produzido em Itália, é maravilhoso.
    Eu gosto muito de comer mas por vezes é preciso manter uma alimentação equilibrada e para isso uso muitas vezes como acompanhamento o couscous, porque 50g de couscous rende o dobro depois de pronto, logo comemos em menos quantidade. E gosto muito de usar couve-flor, seja ela cozida, assada, salteada ou em puré, como faço muitas vezes.
    O tomate seco em conserva e pimento assado em conserva, são daqueles que compro sempre e tenho que ter sempre em casa porque adoro, perco-me com os sabores de ambos, uso-os muito para fazer as minhas bruschettas, mas também uso noutros pratos, como por exemplo, refogar numa frigideira uns alhos e o tomate seco picado e depois juntar um esparguete, hummm.... é de ir aos deuses.
    Também uso muito o queijo parmesão para vários pratos e mozarella fresca para as bruschettas, mas já não tinha ambos.

Dicas:
- Com estas 6 especiarias podem fazer uma pasta de caril deliciosa ou usá-las para marinar o frango para o caril de frango.
- Deixem as carnes e os peixes a marinar pelo menos 30 minutos, ganham muito mais sabor.
- Arrisquem nas especiarias e nas ervas aromáticas (frescas ou secas), vão experimentando, é uma óptima maneira de reduzir o sal nos cozinhados mantendo o sabor.
- Sempre que possam cozinhem com tempo.
- Eu coloco sempre as especiarias a fritar em azeite, por cima do refogado e assim, liberta os aromas.
- Um arroz basmati aromático, coloquem um pouco de gengibre em pó a fritar no azeite e um ou dois cravinhos e vão perceber logo que faz toda a diferença (serve para outros arrozes também).

Arrisque e delicie-se!

Share:

0 comentários

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.