Livro-te: Onde estás, Audrey? de Sophie Kinsella (Opinião)


    A minha mais recente leitura foi o livro "Onde estás, Audrey?" da autora Sophie Kinsella, autora do livro de grande sucesso "Louca Por Compras".
    É uma leitura do género young-adult, que aborda os temas do bullying, da depressão e ansiedade e nos mostra as dinâmicas familiares no meio disso tudo.


Título em Portugal: Onde estás, Audrey?
Título Original: Finding Audrey
Autor(a): Sophie Kinsella
Nº de Páginas: 272
Lançamento: 09/2016
Editora: Porto Editora

Sinopse:
    Audrey é uma adolescente cheia de vida, igual a tantas outras. Com 14 anos, estuda, discute com os irmãos, sonha muito e confia cegamente nas amigas. Até ao dia em que essa confiança é destruída… Vê-se obrigada a deixar a escola. Sente-se incapaz de sair casa. E esconde-se irreversivelmente atrás de um par de óculos de sol.

    Então, conhece Linus, um rapaz de sorriso simpático e comentários divertidos, que parece ser o raio de sol de que Audrey precisava.

    E a jovem acaba por descobrir que, mesmo quando pensamos que estamos perdidos, o amor consegue sempre encontrar-nos…
__________

    Identifico-me muito com a instabilidade mental em que se encontra a Audrey, o sentimento de insegurança, a ansiedade de enfrentar o mundo lá fora e foi das poucas coisas que apreciei no livro, foi pela realidade da situação.
    Nesta história temos uma pitada de romance, apesar de ter que lidar com a sua doença, ela apaixona-se pelo amigo do irmão, Linus, que a desafia a ir mais além, a quebrar barreiras. 
    O que mais me desagradou na história foram sem dúvida os pais de Audrey, eu até poderia compreender a super protecção da mãe, mas a mãe é exageradamente neurótica, sempre que lê um "estudo" num jornal, dá como verdade absoluta e fica obcecada, para uma mulher inteligente e com uma carreira como ela tinha, acho incompreensível e torna-se irritante de ler na maior parte do livro e a juntar à festa temos um pai submisso, sem autoridade, nem opinião que diz "amém" a tudo o que a mulher diz, mesmo que sejam algo irracional. 
    Outra questão que não gostei é de não ter sido explicado no livro o que verdadeiramente aconteceu a Audrey, tudo o que se sabe é que ela sofria de bullying e houve um dia em que aconteceu algo tão grave na escola, que alunas foram expulsas e Audrey deixou de ir à escola, ficando em casa isolada, mentalmente instável e insegura com tudo à sua volta. Ela no início diz que é uma história que não vai contar, mas para mim era fundamental para perceber o que aconteceu, a falta dessa informação frustrou a minha leitura. 
    Tinha algumas expectativas e este livro ficou aquém delas, esperava mais desta autora que até gosto, a mim a falta de informações e de desenvolvimentos deixa-me num estado de irritação e mina a leitura, o livro vale pela história de Audrey e a superação dos seus problemas.

Boas leituras! =)



Share:

5 comentários

  1. Não conhecia o livro, mas parece que também não vale muito a pena. Sobre realidades adolescentes com instabilidade mental apenas li um, já bastante antigo, mas que adorei "Filhos da droga". Penso que seja uma história verídica e é bastante emocionante e elucidativo aos problemas atuais com drogas.
    www.littlewonderlandxom.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Já li esse livro e amei.
    Amei sua resenha e também odiei o fato de que a história praticamente se baseava no que aconteceu na escola e depois nem teve aquela atenção toda que deveria ter, entretanto, eu amei a relação dela com o Linus e como ela se permitiu tentar a enfrentar o mundo dela.
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito da autora, mas fiquei um pouco de pé atrás com a tua review especialmente porque também estava muito entusiasmada para este livro!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  4. Li o livro e adorei! Identifiquei-me bastante e tinha quotes tão bem feitas *.*
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  5. Não conheço o livro mas também acho que não vale a pena pelo pouco que li na sua apresentação.Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.