Livro-te: Diz-me quem amas de Jennifer Weiner (Opinião)


    A minha mais recente leitura foi o livro "Diz-me quem amas" da autora Jennifer Weiner, que me foi enviado pela editora Bertrand, a quem agradeço muito a oportunidade.
    Este livro é um romance, uma história de amor de duas pessoas que se encontram em diversas fases das suas vidas.


Título em Portugal: Diz-me quem amas
Título Original: Who Do You Love
Autor(a): Jennifer Weiner
Nº de Páginas: 360
Lançamento: 05/2017
Editora: Bertrand

Sinopse:
    Rachel e Andy conhecem-se aos oito anos na sala de espera das urgências de um hospital. Rachel é já uma veterana de hospitais, uma vez que nasceu com um defeito cardíaco; Andy, apesar de pequeno, aparece sozinho com um braço partido. Depois desse encontro, julgam que nunca mais se hão de tornar a ver. Rachel cresce num subúrbio abastado da Florida; Andy cresce numa zona pobre de Filadélfia com uma mãe solteira e um talento para a corrida. Contudo, ao longo das três décadas seguintes, Rachel e Andy hão de encontrar-se por diversas vezes.

    Uma história terna e comovente acerca do crescimento e da passagem do tempo, da maneira como as pessoas se transformam, se tocam e se mudam umas às outras, e de como o amor é a verdadeira medida das nossas vidas. 
_______

    A história começa por nos dar a conhecer Rachel, que acabou de se divorciar e encontra-se completamente arrasada, sem mais pormenores a história volta ao início de toda esta história, à sua infância. 
    Rachel nasceu com um problema cardíaco, após duas cirurgias e alguns tratamentos, o hospital tornou-se a sua segunda casa e é aos 8 anos que conhece Andy, com a mesma idade. 
    Podemos falar de amor à primeira vista? Sim! Mas com diferenças que são tão irreconciliáveis como acabamos por descobrir mais tarde. Rachel é de uma família de posses, estruturada e uma família que se ama, pode ter tudo o que quer, frequentar as melhores escolas e é muito amada e protegida também devido à sua condição; Andy vive apenas com a sua mãe, num bairro social complicado, a mãe trabalha muitas horas e é incapaz de demonstrar afecto por palavras e gestos para com o filho, apesar de o amar. Têm ajudas sociais, roupas em segunda mão e são apenas eles dois contra o mundo, como ela gosta de lhe dizer. 
    Rachel e Andy vão se encontrando em diversas fases da vida e se por um lado o amor que sentem um pelo outro é notório e vai crescendo cada vez mais, resistindo ao tempo, a verdade é que por outro lado as suas diferenças vão se acentuando cada vez mais. 
    Poderá o amor resistir ao tempo? Poderão as diferenças impedir a relação deles?

    A verdade é que senti-me um pouco bipolar a ler esta história, no início gostamos muito do Andy, um rapaz maduro para a sua idade, com a noção da realidade e do quão dura é a vida, a Rachel irrita-nos pela sua futilidade, ingenuidade e a falta de percepção da realidade. Ela desilude-nos com as suas atitudes em dois momentos (pelo menos), uma na adolescência e outra no início da sua fase adulta, mas é já na fase adulta que é a vez de Andy nos desiludir e passamos a sentir o reverso, a gostar mais de Rachel do que de Andy. 
    Esta é uma história que não fala sobre segundas oportunidades, mas sim múltiplas, porque são várias as chances de tudo se acertar, mas às vezes não vale a pena forçar uma coisa que não é para acontecer e se é para acontecer que seja naturalmente.
    Eu demorei algum tempo a ler este livro porque é uma leitura cheia de altos e baixos, muito pelo comportamento dos protagonistas, histórias que se apresentam por datas também atrasam-me as leituras, porque fico sempre a fazer contas de cabeça para ver as idades e afins, apesar disso é uma leitura leve, sem grandes dramas.
    E o final... Estava à espera de mais, eu queria mais desenvolvimentos, saber o que tinha acontecido a seguir, acho que valia a pena mais uma meia dúzia de páginas a explicar. 




Boas leituras! =)

Share:

3 comentários

  1. Não conhecia minha querida, mas vou aproveitar a sugestão, preciso de uns livros para ler na praia :p
    THE PINK ELEPHANT SHOE //

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia mas odeio histórias que acabam assim, quando sentimos que não devia ter acabado e ainda há coisas por dizer :(

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Parece super interessante mas fiquei com medo desse final xD não gostam quando acabam assim..
    Beijinhos
    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook


    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.