Livro-te: Tudo, Tudo... e Nós de Nicola Yoon (Opinião)


    A minha mais recente leitura foi o livro "Tudo, Tudo... e Nós" da autora Nicola Yoon, já há muito tempo que queria ler este livro e quando me ofereceram pelo aniversário ficou num lugar prioritário na minha lista de espera, também porque sabia que ia estrear a adaptação cinematográfica do livro, que ainda não vi mas quero muito, fiquei com muita curiosidade.
    Esta é uma história do género young-adult e é uma verdadeira surpresa.


Título em Portugal: Tudo, Tudo... e Nós
Título Original: Everything, Everything
Autor(a): Nicola Yoon
Nº de Páginas: 320
Lançamento: 09/2016
Editora: Editorial Presença
Sinopse:
    Madeline Whittier observa o mundo pela janela. Tem uma doença rara que a impede de sair de casa. Apesar disso, Maddy leva uma vida tranquila na companhia da mãe e da sua enfermeira - até ao dia em que Olly, um rapaz vestido de preto, se muda para a casa ao lado e os seus olhares se cruzam pela primeira vez. De repente, torna-se impossível para Maddy voltar à velha rotina e ignorar o fascínio do exterior - mesmo que isso ponha a sua vida em risco. Nicola Yoon escreveu um livro comovente com uma mensagem para leitores de todas as idades.

_______________

    Começo por dizer que adorei esta leitura, foi completamente surpreendente, acho que nunca tinha lido um livro com uma reviravolta tão grande perto do final, capaz de me deixar boquiaberta durante um bom tempo e se há algo que de facto se pode dizer sobre este livro, é que ele não é previsível. 
    Quando o começamos a ler, a sua leitura é muito leve, cheia de humor, curiosidade, ingenuidade e à medida que avançamos mergulhamos na paixão destes dois adolescente, Madeline e Olly, que na verdade para Maddy também é a descoberta do seu primeiro amor, devido à sua doença de não poder sair de casa a leitura envolve-nos em algum drama e angústia. 
    Esta não é de todo uma história monótona e aborrecida, porque ao longo da leitura vamos encontrando ilustrações engraçadas feitas pelo marido da autora, David Yoon, sobre a vida quotidiana de Madeline (como mostra a próxima foto), porque na verdade este livro é quase como um diário pessoal contado por Maddy, onde podemos também encontrar registos em forma de gráficos e desenhos.
    Gostei muito dos personagens principais Madeline e Olly, assim como gostei da personagem Carla.
    Sobre a vida de Olly posso dizer que vive num seio de uma família envolta em violência, do seu pai para com a mãe e para com os dois filhos, Olly e Kara, depois de ter sido despedido do seu trabalho anos depois, o pai de Olly tornou-se alcoólico.
    A paixão de ambos serviu como escape de Olly dos seus problemas e Maddy começou a desejar conhecer mais do mundo, agora com 18 anos começa a sentir que está a perder tudo o que uma pessoa normal devia viver... e só lhe resta uma coisa a fazer, deixar uma carta à mãe pedindo desculpa e a dizer que a ama, mas tem que viver nem que isso seja o que provoca a sua morte. 
    O que acontece depois dessa decisão não posso revelar porque é a verdadeira surpresa de todo o livro.
    Posso dizer que li o livro em 3 dias, não o queria largar de tão prazerosa que estava a ser a sua leitura e só não dou nota máxima porque gostava de ter visto o final um pouco mais desenvolvido, mas apesar desse pormenor, o livro é maravilhoso e vou ficar com esta autora debaixo de olho. 


 

Boas leituras! =)

Share:

21 comentários

  1. Olha, também ando a ler este livro :o Estou a gostar bastante! :D
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  2. Eu já vi o filme e também gostei muito. Achei o final surpreendente e inesperado. ;)

    ResponderEliminar
  3. Parece ser uma ótima sugestão!

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa!
    Bjs
    Ana
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
  5. Parece uma boa escolha. Beijinhos boa semana.
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Quero tanto ler esse livro. E depois de ler a opinião ainda fiquei mais curiosa.

    ResponderEliminar
  7. Não vi o filme nem li o livro, mas parece-me uma história muito interessante.

    ResponderEliminar
  8. Nunca ouvi falar desse livro, por acaso. Mas do que li agora até gostei :)
    Beijinho*
    The best of me

    ResponderEliminar
  9. Estou mega curiosa tanto com o filme como com o livro!
    Beijinhos

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas fiquei curiosa .. parece-me bastante interessante!

    Cláudia
    The Pink Book of Style | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  11. Já vi o trailer e fiquei fascinada! Estou super curiosa para ler o livro assim como ver o filme!! Tenho a certeza que vou adorar!!! :)

    Beijinhos

    Catarina R.
    http://bluepearlcr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito da forma como escreves sobre livros. Mesmo!
    Gosto muito. Posso não comentar sempre, mas queria que soubesses :)

    P.S. - Tens no teu e-mail um convite.

    _Telma.

    ResponderEliminar
  13. Minha linda, eu amei a sua resenha. Ainda não li esse livro mas, assisti o filme no cinema e super amei. É encantador, espero em breve poder ter esse livro aqui em casa.
    Super beijo.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderEliminar
  14. OOi, ainda não conhecia o livro, mas adorei o enredo e a sua opinião, a resenha ficou ótima, vou colocar o livro na lista.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  15. Parece ser bastante interessante, fiquei com vontade de o ler :) beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Não conhecia, mas fiquei com vontade de ler!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  17. Parece-me um livro com uma história que vai tocar pessoas de todas as idades!

    ResponderEliminar
  18. Olá,
    Este foi um livro que comprei na Feira do Livro do Porto.
    E já li o livro e adorei Já a adaptação do livro ao cinema nem por isso.
    Recomendo muito a sua leitura.
    ;)

    ResponderEliminar
  19. Ana Marques27/06/17, 14:41

    Ando com este livro debaixo de olho há tanto tempo :-( Nem vou ver o filme nem nada porque não lhe deve fazer jus!

    ResponderEliminar
  20. Deve mesmo ser surpreendente!

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.