Sou noveleiro (viciado em novelas)


    Desde que me conheço por gente que vejo novelas, um vício herdado pela minha mãe que não só era uma grande consumidora como também gravava em VHS os finais das novelas que mais gostava para rever de vez em quando. A rotina era sempre a mesma, depois de jantar via-se a novela, tenho pena que a SIC tenha diminuído a quantidade de novelas brasileiras que passava.
    As telenovelas eram sobretudo as da Globo, as nossas preferidas e as que mais assisti, as de cima são só uma pequena amostra das que vi e que são das minhas preferidas, haveriam muitas mais.
    Mas na lista completa de novelas que vi e adorei também estão algumas da Record, algumas mexicanas como a "Maria do Bairro", "Esmeralda" e "Preciosa" e muitas portuguesas, da SIC e da TVI.

    Neste momento sigo 3 novelas, a da globo "Sol Nascente" na Globo Portugal, a portuguesa "Espelho d'Água" na SIC e a minha preferida na actualidade, aquela que não perco um único episódio, a brasileira "A Força do Querer" que também é transmitida pela SIC.


    Adoro tudo na novela A Força do Querer, uma história muito rica com personagens muito interessantes e é engraçado como é uma novela que eu não torço para os protagonistas ficarem juntos, sim é verdade eu sou #TeamJeiza.

    A Jeiza é a minha personagem preferida, uma mulher cheia de garra, forte e determinada, mas carinhosa, para além de ser linda, acho que a Paolla nunca teve tão bonita como agora e a química dela com o protagonista Zeca é maravilhosa, 1000x melhor que com a protagonista Ritinha, que para mim é mais fraca, imatura, infantil e sem sal. 


    Outra das grandes razões para eu gostar tanto da novela e devo confessar que me arrepio muitas vezes e até já chorei é o caso da Ivana/Ivan, acho que nunca tinha visto a temática de ser-se transgénero tão bem abordada, com delicadeza, respeito, realidade, naturalidade e cruamente e adoro que façam o paralelismo com a personagem travesti do Nonato/Elis Miranda, para as pessoas perceberem a diferença de quem nasce no corpo e género errado e nunca se sente bem com o mesmo e com alguém que está resolvido com o seu género mas gosta de se transformar no sexo oposto. 



    Sol Nascente teve um bom início, muito forte, adoro a cultura italiana e gosto sempre quando a Globo vai buscar essa cultura e a coloca na novela e fui vendo com muita assiduidade, mas agora está a enrolar um pouco e já não vejo com tanta regularidade, mas continuo a gostar. 


    Tenho gostado das novelas da SIC e tenho visto umas atrás das outras, esta Espelho d'Água também começou muito bem, com Rita, uma jovem mulher que cresceu num orfanato mas trouxe numa mulher guerreira, forte e determinada. 
    Mas a trama tem vindo a fazer com que o personagem tivesse perdido força, se calhar porque também não tem uma grande vilã à altura, não falo da Sara Vidigal (mãe do protagonista) que é uma boa vilã, mas Filipa Nogueira (a noiva e actual mulher do protagonista) que precisava ser uma vilã mais forte e coesa. 



    Nestas últimas duas semanas estrearam duas novas novelas e que já estou a seguir até ver se desisto ou não, por enquanto estou a gostar das duas, tanto a "Paixão" da SIC que estreou há uma semana e "A Herdeira" da TVI que estreou há 3 dias. 


    Paixão é uma novela com um argumento não muito original, mas com um elenco de actores de excelência e por essa razão tenho gostado muito.
    No início as cenas passaram-se por África e a actualidade passa muito pelo Algarve.
    É a história de um homem que é condenado à prisão por 10 anos por um crime que não cometeu, ter morto o pai da mulher que amava. 




    A Herdeira tem como trama principal a busca de uma família pela filha que foi raptada há 20 anos atrás, essa filha foi acolhida no seio de uma comunidade cigana, o que traz para os holofotes essa cultura. 
    A história passa entre o México, Viana do Castelo (Portugal) e Vigo (Espanha).
    Estou a gostar muito e espero que não enrole muito e seja uma novela enorme e interminável como têm sido as últimas da TVI. 


    E vocês gostam de ver novelas? 

Share:

35 comentários

  1. Eu confesso que deixei de ver novelas...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto de novelas! Bem, depende das novelas! Gosto das brasileiras embora já não veja nenhuma há anos (gosto tanto daquele português com açúcar). Ainda outro dia comentava que tenho saudades! É por isso que a Ouro Verde, para além de me agradar pelo elenco e pelo enredo, também me agrada por me fazer matar um pouco as saudades das novelas brasileiras. Detesto é aquelas novelas que enrolam e duram até mais não. No início comecei a gostar da Impostora (TVI), mas entretanto aquilo já está tão enrolado que enjoa. A Única Mulher foi outra que não achei piada e durou tanto que nem no nome dela posso ouvir falar! Curiosamente as novelas recentes que mais gostei foram as que duraram menos. Como disse gostei da Ouro Verde, gostei muito das Mulheres (TVI), tive pena que acabou de repente e com um final que deixou a desejar. Também gostei muito da Santa Bárbara e acho que podia ter durado um pouco mais! Não vejo tantas novelas quanto gostaria pois com 3 filhos o tempo não dá para tudo. Quando casei, o meu marido não podia ouvir falar em novelas (a mãe dele é viciada), mas agora acho que ele já gosta mais do que eu até! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tb sempre fui muito noveleira, amei suas indicações!
    Beijo
    ;)
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    ResponderEliminar
  4. Oi, Tiago!
    Já fui mais noveleira, mas hoje em dia eu nem sei quais que passa na tv hahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderEliminar
  5. Eu detesto novelas. kkk
    Mas minha mãe até gosta de algumas, o que ela mais vê são as novelas da Record e do canal Viva.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderEliminar
  6. E já não vejo uma novela desde que entrei para a faculdade. Mas via algumas. Gosto imenso das brasileiras da tarde, as menos dramáticas. Mas também gostei de muitas da noite. Que saudades agora que as vejo aqui: Páginas da vida, Laços de Família, Viver a vida ( esta também foi das ultimas que vi e foi muito boa também), Chocolate com Pimenta <3, CHEIAS DE CHARME!!!!!, Alama Gémea, O CRAVO E A ROSA!!!! OMG Tenho saudades desses tempos. Mas agora não vejo nada que me prenda. Bem, devido ao meu trabalho nem conseguiria acompanhar mas mesmo assim..nada como antigamente. Olha gostei de recordar :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu também sou muiro noveleira. Sol nascente já acabou aqui e a força do querer eu não vejo por causa do horário.
    Beijos

    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. De todas as novelas a que mais gosto atualmente é "A força do querer" embora eu não consiga definir quem é a protagonista hahaha Amo a Jeiza e o cabeça dura do Zeca, queria que os dois ficassem juntos. Quem me da muita raivaaaaaa é a Bibi, meu Deus como ela é BURRA JESUS!!! Mas essas emoções só dizem o quanto a novela é boa!

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderEliminar
  9. Quando era nova também via muitas telenovelas, muitas das que dizes, incluindo as mexicanas! :) Actualmente já não vejo, perdi o hábito e agora já nem sinto falta.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Eu tbm gosto de novela, mas assistia muito mais quando era mais nova, minhas favoritas são as mexicanas. Mas gosto muito das novelas baseadas na bíblia da Record. Beijos
    Charme-se

    ResponderEliminar
  11. Não acompanho novelas há imenso tempo, quando era miúda vi o chocolate com pimenta e vi alguns episódios da novela Malhação
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Eu que moro no Brasil não vejo novela da globo de jeito nenhum, e vc aí em Portugal vê, rs. Na verdade eu nem vejo TV e novela eu gosto das do México, mas tb não vejo.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderEliminar
  13. Oi, Tiago!
    Eu não sou muito fã de novelas, mas acabo assistindo alguns dias da novela das 18h, porque minha mãe e minha vó assistem, então acabo embarcando nessa.
    Mas acho que a última novela que realmente acompanhei, foi Avenida Brasil. Que hino de novela, não? hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderEliminar
  14. Oi
    eu gostei de assistir Sol nascente apesar de ter me estressado em alguns momentos. A forço do querer acompanho as vezes porque passa no horário que estou na faculdade, mas minha mãe não perde e a novela já está entrando em sua reta final, muitas coisas explosivas acontecendo.
    Também adoro novelas, esses dias acabou uma novela que adorava chamada Novo Mundo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  15. Essas novelas são maravilhosas.
    Ótimas escolhas.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Para mim, nada bate as novelas brasileiras. Acho as portuguesas uma fantochada.

    As que mais amei até hoje foram: Avenida Brasil e a sério Quinto dos Infernos!

    ResponderEliminar
  17. ha anos que nao vejo uma novela... :(

    beijinho

    Mimi in the Mirror

    ResponderEliminar
  18. oh pá também eu era uma noveleira... depois nasceram os meus filhos e nunca mais tive tempo para ver uma novela do principio ao fim... mas tenho saudades!
    Joana

    ResponderEliminar
  19. Eu adoro o Ouro Verde e a Herdeira também estou a gostar :) quanto a novelas intermináveis e que me irritam profundamente é o Amor Maior (na verdade, nem sei se ainda dá...)

    The Glitter DoorInstagramFacebook

    ResponderEliminar
  20. Olá,

    Tambem adoro assistir novelas e ir acompanhando a trama, olhando a foto que você postou bate várias lembranças boas.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  21. Eu adoro ver novelas! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Legal, algumas eu gosto :)
    Beijos
    O Mundo de Marina
    http://omundode-marina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  23. Olá,
    Eu amo novelas, desde criança que assisto hehe. Mas ultimamente tenho assistido menos porque caio no sono sentada na frente da tv hehe. Amo novelas brasileiras, mexicanas, todas. Eu assisti Sol nascente e achei bem fraca. O casal principal não me descia.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  24. Oie Tiago =)

    Eu já fui mais noveleira, mas depois que meu pai se tornou estrelinha essa foi uma das coisas que deixei de fazer com tanta frequência. As vezes assisto um capitulo aqui outro lá de A Força do Querer, mas confesso que não gostei muito do enredo dessa novela. Na verdade acho que faz tempo que a Gloria Perez não acerta a mão em uma novela.

    Eu gostava muito de A Lei do Amor.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderEliminar
  25. OOi de todas as novelas, eu amo Cheia de charmes, é bem divertido. Adorei o post.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  26. Eu já vi mais novelas do que agora, mas das que apresentas adorei as Cheias de Charme, não me esqueço das empreguetes...
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Oie!

    Não assisto muito novela, mas Fina Estampa, Avenida Brasil e Totalmente Demais eram as que eu assistia e amava!

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  28. Gente que post lindo, amei! As mexicanas marcaram minha infância e adolescência e por ser brasileira é difícil fugir das novelas da Globo, mas eu só vejo partes delas pela falta de tempo! Amei a postagem!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  29. Olá Tiago!

    muito obrigada pela tua visita!
    Já te estou a seguir!

    A sério? O que receias numa viagem? É maravilhoso e a melhor coisa que podemos fazer por nós mesmos... Pelo menos para mim. :)
    Vou te confessar uma coisa: há uns anos atrás tinha medo de sair da minha zona de conforto e de ir sozinha com o marido só... Mas a partir do momento em que percebi que mesmo no pior dos cenários, de certeza que me desenrasco, já nada me mete medo! ;)

    Também adoro novelas!!!
    Principalmente as brasileiras da globo!

    Uma beijoca***
    visita e segue: momentomaravilha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. Confesso que também é uma coisa que adoro seguir
    algumas que falas-te já nem me lembrada mas outra sim
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  31. Eu nunca fui muito fã de novelas. Acho dramático de mais, sabe? Eu lembro de ter assistido Chocolate com pimenta, América, Terra nostra e Esperança, só. Sei que tem muita gente viciada nas novelas atuais da Globo, mas eu tenho preguiça de assistir.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
  32. Eu já fui muito fã de novelas, mas só brasileiras e da Globo, até tenho algumas em DVD, herdei também da minha mãe o gosto. Mas de anos para cá, já não vejo quase nada, uma porque a minha rotina mudou e outra deu preferência às séries. Neste momento estou vendo o Novo Mundo pela net por causa da temática, adoro a história da fuga da família real para o Brasil e a novela é óptima. Mas revi-me um pouco ao ler o teu texto :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar
  33. Eu adorooooo novelas 😍 Principalmente aquelas, que abordam várias culturas. A Força do querer foi a última que vi!!! Super interessante, as abordagens à realidade de hoje, que muita gente teima em não querer ver. A história da Bibi e do Rubinho é inspirada numa real.
    Simplesmente, envolvente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Confesso que de vez em quando também espreito :-D

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.