Livro-te: O Último dos Nossos de Adélaïde de Clermont-Tonnerre (Opinião)


    A minha mais recente leitura foi o livro "O Último dos Nossos" da autora Adélaïde de Clermont-Tonnerre, com o apoio do Clube do Autor que fez a gentileza de enviar-me um exemplar, uma leitura que traz uma história ambientada nos anos 40 durante a Segunda Guerra Mundial e os anos 60/70. Uma leitura completamente surpreendente.


Título em Portugal: O Último dos Nossos
Título Original: Le Dernier des nôtres
Autor(a): Adélaïde de Clermont-Tonnerre
Nº de Páginas: 412
Lançamento: 25/10/2017
Editora: Clube do Autor

Sinopse:
    Dresden, 1945: sob um dilúvio de bombas, uma mãe agoniza para dar à luz o seu filho. Manhattan, 1969: um homem encontra a mulher da sua vida no coração da Big Apple.

    Do inferno da Europa, em 1945, à Nova Iorque hippie. Neste romance premiado com o Grande Prémio do romance da Academia Francesa, Adelaide de Clermont-Tonnerre conta a história dos anos loucos vividos na pele por dois genuínos filhos do século XX: Werner Zilch, nascido na Alemanha no estertor da Segunda Guerra Mundial, e Rebecca Lynch, herdeira de um homem de negócios e de uma mulher que logrou escapar com vida ao campo de concentração de Auschwitz. Uma paixão louca e proibida num cenário histórico repleto de reviravoltas e marcado pelo suspense.

    Werner Zilch é um jovem carismático e empreendedor. Adoptado desde tenra idade, vê-se confrontado com a descoberta das suas origens, tudo menos gloriosas. Aos olhos dos outros, pode ser considerado responsável pelos erros cometidos pelos seus antepassados? Como aceitar que o seu progenitor estivesse ligado ao nazismo?

    A par das personagens, surgem nomes que os leitores por certo reconhecerão, todos eles figuras marcantes do seu tempo. A saber: Andy Warhol, Truman Capote, Tom Wolfe, Joan Baez, Patti Smith, Bob Dylan...

    Uma complexa história de amor que é, ao mesmo tempo, um capítulo ficcionado da nossa História. O leitor não conseguirá pousar o livro enquanto não descobrir quem é, na verdade, «o último dos nossos». No fim, fica a pergunta: estaremos condenados a responder pelos crimes e pelo sofrimento dos nossos pais e avós?

_________________________________________

    "O Último dos Nossos" traz-nos a história de Werner que nasceu no meio da destruição durante a Segunda Guerra Mundial e no seu percurso acaba por ser adoptado por uma família americana quando era bebé, desconhecendo ele por isso a sua própria história e origem.
    Na actualidade, ambientada nos Estados Unidos em plenos anos 60 a história é nos contada na primeira pessoa por Werner, que relata o quão é amado pelos seus pais adoptivos, o quão adora a sua irmã Lauren, o seu negócio com o seu parceiro e amigo Marcus com quem divide casa e Rebecca, uma mulher que ele acabou de conhecer e já se apaixonou perdidamente, uma paixão intensa e avassaladora.
    Mas para conhecermos quem Werner é na actualidade, temos que conhecer o seu passado, a sua origem e é aí que a autora nos narra a sua história, o amor dos pais biológicos, Luísa e Johan, nos anos 40, na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, a sua tia Marthe, o seu tio Kasper, todos enfrentaram as atrocidades do holocausto, mas nem todos do mesmo lado.
    É uma leitura bastante difícil de digerir, pelo menos para mim porque o holocausto é talvez dos assuntos que mais me revoltam, transtornam, tive que parar várias vezes a leitura, só para cerrar os dentes e deixar as lágrimas rolarem, por isso se tornou um pouco mais lenta.

"- Ele chama-se Werner. Werner Zilch. Não lhe mudem o nome. É o último dos nossos."
- pág. 28

    Pensamos que conhecemos todas as história de um dos períodos mais negros que a Europa se deve envergonhar, mas ao longo dos anos é nos acrescentado mais histórias, escabrosas, perturbadoras e neste livro, traz ao de cima o que acontecia às jovens virgens que acabavam nos campos de concentração, foi duro de ler, não nego, mas eu sou da opinião que precisamos ser lembrados sempre do que aconteceu, para que nunca mais volte a acontecer.

    A relação com Rebecca é quase doentia, chega por momentos a irritar o leitor, mas aos poucos vamos percebendo o porquê, a razão da atracção fatal, desconcertante, intensa, devastadora, que tanto atrai como repele... É essa relação que acaba por trazer ao de cima todos os segredos e há uma razão, tão válida e tão forte que faz o passado bater à porta do presente e é quase como obrigatório fazer as pazes com o passado, para conseguir ser-se feliz no presente e futuro. Mas há dores e cicatrizes tão grandes que podem fazer com que esse amor seja completamente incompatível.

    Um livro que está cheio de reviravoltas, de twists, coisas inesperadas a acontecer, mas que no fim fazem todas muito sentido.
    Gostei bastante desta leitura, acho bastante interessante como uma autora consegue criar um protagonista masculino tão forte, tão rico, uma personagem carismática, complexa. Foi uma leitura surpreendente, não estava à espera de gostar tanto.
    Os capítulos são relativamente pequenos e sempre assinalados com a data e local para não nos sentirmos perdidos e o final, apesar de um bocadinho corrido, foi um bom final.
 
    Outro aspecto interessante no livro é que no ambiente dos anos 60/70 podemos encontrar várias referências da cultura pop na área da música, da moda, da escrita, da política, como Jim Morrison, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Beatles, Andy Warhol, Truman Capote, etc... Assim como produtos muito conhecidos por nós, deu aquele feeling de vintage, fez-me lembrar os anúncios antigos da Coca-cola, dos detergentes e afins.



Boas leituras! =)

Share:

36 comentários

  1. Ehehe não podemos gostar todos do mesmo :)

    Deve ser bem interessante, de facto.

    NEW OUTFIT POST | DECEMBER, ARE YOU ALREADY HERE?! :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esse livro, mas parece ótimo! Fiquei intrigada. :)

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  3. Parece-me bem interessante, esse livro :)

    Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Livros com relatos do holocausto são sempre de difícil de ler e pensar como é que isto foi possível?
    Prefiro não ler, perturba-me...
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Tenho que admitir que coloco todas as tuas sugestões que tem como ambiente guerra mundial numa lista! Amo esse tema Tiago
    beijinhos
    Sara Meireles
    https://blogsarameireles.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Um excelente romance para ler á lareira! E uma óptima prenda de Natal :-)

    ResponderEliminar
  7. Achei bem interessante, fiquei curiosa :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Não conhecia o livro, mas pelo tema parece uma história bem interesse.
    Adorei.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Não conheço o autor, fiquei curiosa.

    ResponderEliminar
  10. Tenho lido boas opiniões relativamente a este livro e está na minha wishlist.

    ResponderEliminar
  11. Apesar de intenso, parece um livro muito interessante :)

    https://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Nossa, eu amo esse tema de guerra. É muito impactante.
    Só não gosto dessas capas de filme ou com pessoas. Prende muito nossa imaginação.
    É uma pena.

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderEliminar
  13. Parece ser um livro misterioso! =) Adorava ler!

    ResponderEliminar
  14. Olá :)
    Eu ainda não conhecia esse livro, gostei bastante da sua resenha.
    Já está na minha lista de leitura :)
    Quero saber tudo o que vai acontecer
    ótimo final de semana

    Tati C.

    ResponderEliminar
  15. Oi!! O livro parece ser bom, gosto bastante quando é ambientado no período de guerra. A capa é linda. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderEliminar
  16. Ana Marques01/12/17, 23:07

    Fiquei curiosa!

    ResponderEliminar
  17. fiquei bastante interessada
    tudo o que tem a ver com a epoca nazi desperta em mim um interesse unico
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Oi Tiago, tudo bem? Realmente parece ser um livro mega difícil de digerir, mas uma excelente leitura! Que bom que você gostou da leitura, gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  19. Já tinha visto a capa deste livro pelas redes sociais, mas sinceramente não me tinha chamado a atenção. Agora e depois de ler a sinopse e a tua opinião, acho que este livro vai entrar na minha wishlist... adoro ler sobre a época do Holocausto.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  20. Oi, tudo bem? Menino, estou encantado com a capa do livro! É simplesmente maravilhosa! <3 E ah, adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  21. fiquei curiosa com o enredo da história
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Gostei da indicação, acho que eu gostaria da leitura por causa do conteúdo histórico!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderEliminar
  23. Não conhecia mas despertou-me a atenção! :)

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  24. A editora Clube do Autor tem tido lançamentos bem interessantes. Este é mais um e segue direitinho para a minha wishlist!

    ResponderEliminar
  25. Não conhecia mas despertou-me a atenção!

    Boas leituras:)

    ResponderEliminar
  26. Parece interessante! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Olá, Tiago.
    Eu também acredito como você, que esse tipo de literatura tem que ser lida para que não venhamos repetir os erros cometidos. Por isso gosto bastante de livros que se passam durante a Segunda Guerra. E gosto de histórias assim que se passam em dois tempos. Vou ver se tem por aqui no Brasil, porque me interessei bastante.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  28. Pelo período em que se passa, com certeza é uma leitura bem forte e concordo com você, precisamos ler, saber do passado para não cometermos os mesmos erros.
    Charme-se

    ResponderEliminar
  29. Gritei quando li bob dylan, que incriveeeeeeeeel
    adorei a sinopse, vai entrar na minha listinha! s2
    Beijos!
    Para cacheadas e lisas: como cuidar do cabelo em viagens?

    ResponderEliminar
  30. Olá Tiago
    Fiquei instigada pela narrativa.
    Ao contrário de vc, gosto de livros com essa temática, uma vez li que enquanto a primeira guerra foi travada nas trincheiras entre soldados, a segunda atingiu toda a humanidade e são incontáveis as histórias a passar lições de vida.
    Quero muito ler especialmente por ter essa pegada de personagens históricos na ficção e pra saber quem é "i último dos nossos"
    Excelente fds pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  31. Oi Tiago!
    Ainda não conhecia o livro e gostei bastante da sua resenha, parece ser uma história emocionante. Também achei interessante as referências dentro do livro.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderEliminar
  32. Este género literário é dos que mais me fascina!

    ResponderEliminar
  33. Gostei imenso da história :)
    Beijinho

    http://carolinarodi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  34. fiquei rendida á capa e á sinopse
    vai ser certamente uma compra de natal :)
    obrigada pela escolha

    ResponderEliminar
  35. Este livro entrou há pouco tempo na minha wishlist. Sempre que me deparo com livros sobre o tema do Holocausto, não resisto e quero ler todos! Acho que por mais que se leia sobre o assunto, nunca vamos saber exactamente por que horrores e sofrimentos bárbaros a Humanidade passou. A tua opinião ainda me cativou mais para a compra deste livro e sua respectiva leitura!

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.