Bolo de Maçã e Canela


    Tenho feito esta receita com várias modificações e em formato "muffin" como já postei aqui: Muffins de Maçã e Canela e corre sempre muito bem, eu adoro a combinação da maçã e da canela e é daquelas receitas para quem não gosta de ter muito trabalho, visto que é basicamente colocar todos os ingredientes numa taça, mexer bem e levar ao forno.

    Estava-me apetecer fazer um bolo em que eu pudesse cortar em pequenos quadrados e ir comendo e já que esta era uma receita segura que sempre corre bem, decidi também ir testando a substituição de parte da farinha por farinhas sem glúten, o leite de vaca por bebida vegetal (já o fazia antes) e substituir parte do açúcar por mel, por isso vou colocar a receita que fiz e entre parêntesis a receita "normal" para quem não está habituado a estes ingredientes.

    E deixem-me que vos diga que não editei as fotografias, estão tal e qual fotografei para terem uma ideia real sobre o resultado final. Já há algum tempo que não postava receitas, também não tenho experimentado muitas novas, mas achei que esta merecia.


10 colheres de sopa de farinha de trigo (15 para a receita normal) | 5 c. de sopa de farinha de arroz
10 c. de sopa de açúcar (15 para a receita normal) | 1 c. de sopa e meia de mel
9 c. de sopa bebida vegetal de coco (Na receite normal é leite de vaca)
6 c. de sopa de azeite | 3 ovos | 3 c. de chá de fermento em pó 
3 c. de chá de canela | 2 c. de chá de gengibre em pó (opcional) | 4 maçãs pequenas

Modo de Preparação:
- Numa taça coloque a farinha, o açúcar, a canela, o gengibre e o fermento, misture e abra um buraco no meio para colocar os ingredientes líquidos;
- Junte o leite, o mel e o azeite e mexa tudo muito bem;
- Descasque 4 maçãs pequenas, corte 3 delas em pequenos pedaços e junte à massa;
- Unte uma forma com manteiga, forre com papel vegetal deixando umas abas de lado para ser mais fácil desenformar, coloque a massa na forma e disponha a última maçã cortada em meias luas;
- Leve ao forno, previamente aquecido nos 180º por uns 25 minutos;
- No final polvilhe com açúcar e canela (opcional).



    É um bolo maravilho, rico em sabor, não é muito pecaminoso e a maçã faz com que ele seja deliciosamente húmido por dentro e é daqueles de dificuldade 0. 


Notas:
- Se já estiverem habituados ao uso de farinhas alternativas podem colocar uma maior quantidade, usei farinha de arroz porque queria uma que fosse leve, mas podem usar outras.
- Usei bebida vegetal de coco porque é a minha preferida, mas podem usar outras.
- Podem usar em vez de mel, outros adoçantes como agave, ácer e afins.
- Polvilhei as meias luas com um bocadinho de açúcar mascavado para elas ficarem com um sabor meio caramelizado.
- A cobertura é a gosto, mas acho que esta fica bem. 
- O tempo no forno vai depender da forma que usam, como usei uma para que ele ficasse baixo como formato quase de brownie, coze muito mais rápido, ao final dos primeiros 15/20 minutos comecem a fazer o teste do palito. 
- O gengibre torna o sabor mais rico e também já usei noz moscada, se gostam de especiarias vão em frente.


Arrisque na cozinha e delicie-se! =)

Share:

48 comentários

  1. Ai como adoro esse bolo... a minha tia costuma fazer para mim. Mas só posso comer um bocadinho...
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  2. Aí que isso parece ser bastante delicioso
    Beijinhos
    Novo post (Conjunto De 10 Esponjas De Maquilhagem) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Uma pessoa a tentar emagrecer e depois vê estas coisas e fica cheia de vontade de ir comer um bolinho. ai ai :p
    Está mesmo com um aspecto delicioso!!

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  4. Adoro a combinação maça e canela, um bolo que me agrada e muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia escrever isso agora mesmo. Também adoro a combinação de maçã e canela, acho aromático e delicioso <3

      Toca da Lebre

      Eliminar
  5. Oie Tiago =)

    Quando vejo essas coisas é que choro por ter alergia a canela :')
    Pela foto o bolo deve ter ficado ótimo. Deu até fome aqui rs...

    Beijos ;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library 

    ResponderEliminar
  6. Hummm...muito bom!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  7. UM dos meus bolos preferidos!! Amei a receita!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Tem excelente aspecto mas infelizmente são sabores que eu não aprecio nada. Mas acredito que o tenham aproveitado e bem :)

    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  9. Está com um aspecto delicioso, realmente maçã e canela são mesmo uma combinação vencedora! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspecto! Adoro o facto de fazeres esse género de substituições. Acho que nunca provei bolos assim
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  11. Adoro bolo de maçã com canela e essa sua adaptação é melhor que a original, até pq sou intolerante a lactose (e por isso sempre tenho que adaptar as receitas.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderEliminar
  12. Tenho de experimentar fazer este bolo têm um aspecto delicioso ;)
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Que delicia de receita! ♡
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Deve ter ficado uma maravilha!
    Para ser sincera nunca comi um bolo de maçã na vida, mas gosto muito de biscoitos desse sabor, acho que em um bolo ficaria perfeito, ainda mais com canela né? Canela é vida!
    Não sou muito de cozinhar, mas de vez em quando dou uma arriscada fazendo uns docinhos hahaha

    Beijão
    Toca da Lebre
    Universo DC 52

    ResponderEliminar
  15. Tem um aspeto maravilhoso esse bolo.
    Deve ser uma delícia!
    Abraço.

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderEliminar
  16. Wow, que bom aspecto! Por acaso fiz no outro dia um bolo de maçã e canela, mas a receita foi de um programa do 24h Kitchen, o Cozinha Com Twist! É muito bom, se por acaso quiseres experimentar! :)
    Beijinho*
    http://www.fine-alchemy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Parece estar uma delícia :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. Eu bem digo que não posso entrar no teu blog quando há receitas ahah já vou ter de experimentar :D

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    FREE SOUL COLLECTION BY KIKO MILANO

    ResponderEliminar
  19. Maçã e canela, aquela combinação que nunca fica mal :)
    Esta receita alternativa parece-me bem :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Oi Tiago, bt!
    Eu adoro bolo de maçã e o seu está com uma aparência de delicioso. Hummmm, eu quero! kkk
    Amigo, adorei saber da roupa velha de bacalhau, vou experimentar pq tenho uma sobra congelada.
    Bjsssss e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  21. Oi, Thiago
    Eu espero que esteja tão gostoso quanto na foto, mas infelizmente eu acho que o gosto da canela se for muito deixa a receita ruim, por isso não como muito, então essa mistura de maça e canela não me chama atenção, mas adorei a receita.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderEliminar
  22. Oiii Thiago

    Adoro maça com canela, principalmente assim em bolo caseiro, também me encanta no chá, fica bom demais. Sou ruim fazendo meus próprios bolos, mas esse ano pretendo melhorar um pouco na cozinha pois dizme que a prática é que conduz a perfeição né? Vou anotar a dica, quem sabe acerto nessa.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderEliminar
  23. Acho que eu faria sem a canela já que não gosto nem um pouquinho do ingrediente hahaha

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  24. Oi, Tiago!
    Eu amo maçã, mas odeio canela haha
    Amo tortas de maçã, então pode ser que eu goste desse bolo também! Pena que sou péssima na cozinha, principalmente quando o assunto é doce! Todos que fiz deram errado hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderEliminar
  25. Não sou muito chegada e bolos com frutas, mas confesso que esse ficou bem lindo, viu? Meus parabéns, você arrasa na cozinha! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderEliminar
  26. Que aspeto delicioso! Tenho que experimentar esta receita :)

    r: Aconselho mesmo, a história está fantástica [e aquele também é em segunda mão]

    ResponderEliminar
  27. Ai que bom aspecto!!! :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Tem um aspeto delicioso, vou experimentar a receita :)
    Beijinhos
    https://islandgirlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Oi Tiago, tudo bem? Pela foto parece muito boa, deu água na boca! Receita anotada!! Você e seus inúmeros talentos <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  30. Maravilhoso! Um bolo a experimentar, que eu adoro bolos com maçã!

    Beijinho e bom fim de semana
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Podes sempre selar com pó :D Sim, o facto de não transferir é ótimo.. até porque odeio bases que transferem tudo --'

    que bom aspeto :D já levo a receita comigo!

    NEW WISHES POST | OMG, BEAUTY NEWS TO TRY THIS WEEK. :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  32. Olá,
    Sabe que odeio canela, não gosto nem do cheiro hehe. Então vou deixar passar a dica hehe.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  33. Parece ter ótimo aspecto!
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  34. Adorei a receita.
    Eu amo canela, maçã e os dois juntos hahaha.

    Tenha um ótimo final de semana.

    Beijos, Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  35. Até me chega aqui o cheirinho da maçã e da canela... ADORO!!

    ResponderEliminar
  36. Oi Tiago!
    AMO bolo de maçã e canela. As fotos estão deliciosas!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderEliminar
  37. oláá! tudo bem?
    humm que delícia parecer ser, adoro bolo de maçã com canela!! ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  38. Fiquei super curiosa!! Acho que tenho de experimentar. Tem óptimo aspecto, sou fã de canela e também gosto da junção com maçã. Com a versão mais "alternativa" e saudável, melhor ainda :P.
    Beijinhoos

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
  39. Oi
    um bolo bem saudável em, eu já comi bolo de maça com canela e gostei, gosto de canela.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderEliminar
  40. Que receita maravilhosa, sou doida para fazer bolos que fiquem bons de verdade, sempre erro haha
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  41. Tenho uma receita muito parecida e adoro.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  42. QUE DELÍCIA!!!!!
    Fiquei com água na boca.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  43. HUm...assim voce acaba comigo. kkkk Que delícia! Comeria uns 3 pedaços. kkk
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderEliminar
  44. Oi Tiago,
    Ficou uma lindeza! Não tinha visto com maçã ainda. :O
    Minha mãe costuma fazer com banana. Eu sou uma negação na cozinha, nem me atrevo haha.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderEliminar
  45. Oi Tiago! Tudo bom?
    Hmmm... consegui sentir daqui o cheirinho.
    Adoro essa combinação de maçã com canela.
    Passando pra agradecer seu comentário lá no meu blog.
    Tenha uma excelente semana! <3

    ~ miiistoquente

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.