Livro-te: Sonata em Auschwitz de Luize Valente (Opinião)


    A minha mais recente leitura foi o livro "Sonata em Auschwitz" da autora Luize Valente publicado pela Edições Saída de Emergência, que gentilmente enviaram-me um exemplar a meu pedido, é o meu primeiro contacto com esta autora e devo dizer que gostei tanto da sua escrita que tenciono ler outras obras dela. Para os meus seguidores brasileiros, o livro também foi lançado no Brasil.


Título em Portugal: Sonata em Auschwitz
Título Original: Sonata em Auschwitz
Autor(a): Luize Valente
Nº de Páginas: 320
Lançamento: 01/2018
Sinopse:
    Um bebé nascido nas barracas de Auschwitz em 1944 e uma sonata composta por um jovem oficial alemão dão origem a duas histórias que se cruzam…

    Décadas depois do fim da II Guerra Mundial, Amália, uma portuguesa com ascendência alemã, começa a levantar o véu do passado nazi da sua família a partir de uma partitura que lhe é revelada pela sua bisavó. A hipótese de que o avô, dado como morto antes do fim da guerra, possa estar vivo no Rio de Janeiro leva Amália a atravessar o oceano e a conhecer um casal de judeus sobreviventes do Holocausto.

    A ascensão do nazismo em Berlim, a saga dos judeus húngaros, os mistérios ocorridos no campo de extermínio da Polónia e o pós-guerra numa casa cheia de segredos oferecem os caminhos que Amália irá percorrer para desvendar o enigma. Dando corpo a uma narrativa elaborada com extrema sensibilidade e precisão investigativa, Luize Valente envolve o leitor em mistério, suspense e nos sentimentos mais profundos.
______________________________________________

    Tenho que começar por dizer que todas as palavras que conseguir exprimir sobre esta obra não serão o suficiente para enaltecer esta leitura que eu tanto gostei. 
    Este livro traz-nos histórias que se cruzam e que se unem como pequenas peças de um puzzle, Amália e Adele são de gerações diferentes, supostamente não têm nada a ver uma com a outra e no entanto têm tudo a ver. A história de uma leva à história da outra.
    Amália não sabe nada do seu passado, dos seus antepassados, o pai cortou relações com a família e só quando recebe uma carta da bisavó alemã, ela começa uma jornada de encontro às suas origens, jornada essa que a leva a viajar para a Alemanha, descobrir toda a sua história através das palavras da sua bisavó.
    Este passado traz com ele um peso enorme, ambientado num dos períodos mais negros da história, o Holocausto, Amália conhecia a história com a sua devida distância, longe de imaginar que a sua família era parte dessa história.

"Se existiu Auschwitz, é sinal que Deus não existe." - Pág. 49

     No seu percurso ela fica a conhecer a história do avô e com ele o mistério se ainda estará vivo, a história de Adele e de tudo o que aconteceu no período da Segunda Guerra Mundial na Alemanha, noutros países igualmente afectados e no terrível campo de concentração de Auschwitz, por fim também descobre a história de Enoch, cada uma destas histórias vai desvendando o mistério do desaparecimento do seu avô.

"Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro." - Pág. 285

    "Sonata em Auschwitz" é uma história ficcionada mas tal é a precisão, a qualidade de excelência de investigação da autora, que nos leva acreditar que é um relato de histórias verídicas, como um interessado que sou pelo assunto, sei muito, já li muito, vi muitos filmes, documentários e por isso consigo sem dúvida dizer o quão esta obra é fantástica, só posso dar os meus parabéns pelo excelente trabalho, porque esta é uma obra que vai para além da simples escrita, eu fico sempre muito fascinado por autores que estão um pouco além dos comuns escritores, eles empenham-se numa pesquisa intensa para sustentar as suas obras e isso é de louvar.

    A história é contada por capítulos relativamente pequenos, com a data para nos irmos orientando, porque a história vai acontecendo na actualidade que data o ano 1999 e no passado nos vários anos da guerra, mas isso não torna em nada a leitura confusa porque a autora consegue com mestria fazer a passagem sem nos perdermos. Em relação à edição do livro devo dizer que está impecável, adoro a capa, acho-a muito bonita e não encontrei erros nenhuns.

    Foi uma leitura um pouco lenta porque não é fácil digerir todo o horror que nos é descrito e eu tenho bastante dificuldade em lidar com isso, se há assunto que me revolta, que mexe comigo e com todo o meu sistema nervoso é este, a facilidade com que me coloco na pele dos outros fez com que chorasse durante longas páginas, que fizesse longas pausas sobretudo para respirar, para não acabar a gritar para o vazio e é por tudo isso que continuo achar que faz todo o sentido haver histórias sobre este período e nunca são demais, porque como li há uns tempos por aí "que nunca se esqueça, para que nunca mais se repita" e todo mundo tem tendência a ter fraca memória.

    Confesso que estava à espera de um fim diferente, mas acho que faz sentido, numa história destas tão negra, não podemos esperar utopias e talvez isso me tenha feito apreciar mais a leitura.

    Para finalizar só posso agradecer à editora por me ter proporcionado uma leitura maravilhosa, que eu gostei bastante e que recomendo a toda a gente que se interessa pela temática.




Boas leituras! =)

   

Share:

30 comentários

  1. Pois esse tema do holocausto também me incomoda muito. Acho que não conseguiria ler o livro...
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da tua resenha. Auschwitz é sempre um tema muito forte para ser falado.
    Beijinhos

    https://mundodevanessaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde! Adorei a postagem

    Beijo e um dia feliz

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Esse livro parece ser emocionante e triste. Daqueles que causam desconforto no leitor.
    Tenho curiosidade em ler a obra e espero conseguir comprar em breve.
    Abraço

    Versos e Notas

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Não conhecia o livro, mas estou feliz em conhecer, parabéns pela resenha!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Oi, Tiago!
    Eu quero muito ler esse livro. Ele está na minha lista desde que foi lançado e só vejo bons comentários sobre ele.
    Sei que a trama deve ser bem pesada, mas é bom sabe que vale a pena a leitura!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderEliminar
  7. Apesar de forte, acho que ia gostar de ler essa obra! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Eu quero muito ler esse livro. Eu gosto de livros que se passam na Segunda Guerra. É como você disse, em sua maioria são histórias fictícias, mas que poderiam ser reais. Eu acredito que precisamos ler histórias assim para não repetirmos o erro do passado.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  9. Olá, gostaria muito de ler esse livro. Dever ser bem pesado a historia.
    Adorei a dica.
    Abraços

    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Oi, Tiago

    Esse livro não foi muito comentado por aqui, pelo menos não li muitas resenhas na época do lançamento.
    Eu imagino que seja uma história super emocionante mesmo, mas infelizmente não leria porque essas coisas relacionadas a guerra, ao holocausto e afins me incomodam bastante, prefiro não ler.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar
  11. É um tema sobre o qual gosto de ler livros e ver filmes, mas fico sempre super triste e incomodada. :(
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Tenho imensa curiosidade em relação a este livro! Também nunca li nada da autora, mas a temática em si despertou-me interesse. E a tua crítica aumentou ainda mais a minha vontade de o ler :)

    r: Isso é ótimo :D quero ver se consigo ler mais obras da autora, porque aquela convenceu-me!

    ResponderEliminar
  13. Eu já tinha quase a certeza que queria ler e tu só me convenceste ainda mais. Obrigada!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  14. Oi Tiago,
    Tenho bastante vontade de ler esse livro.
    Tão real e tocante. Espero ler em breve.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderEliminar
  15. Deve ser um livro daqueles. Sempre que o tema é 2ª Guerra Mundial, fica sempre difícil conter a tristeza :S Mas ao mesmo tempo, temos de ler e saber mais sobre essa época, a´te para evitarmos que ela se repita!
    Beijinho*
    http://www.fine-alchemy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. eu já li um livro da autora e confesso que gostei apesar de não ser o meu genero favorito de leitura e wow com a tua resenha fiquei curiosa com este !
    Adoro o teu desafio literário :)
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  17. Puxa, eu não li esse livro, mas confesso que fiquei com vontade de ter na minha estante. É uma história envolvente e emocionante. Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderEliminar
  18. Quero muito ler esse livro.
    Adoro obras com a temática sobre guerra.

    Tenha um ótimo final de semana.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  19. Olá Tiago
    Fiquei apaixonada pela sua resenha e instigada por essa narrativa.
    Deve ser impactante!
    Dizem que a primeira guerra foi travada nas trincheiras entre soldados e a segunda atingiu toda a humanidade de alguma maneira, com milhões de histórias singulares.
    Fico imaginando que essa deve mesmo ser como um quebra cabeça onde cada peça se encaixa perfeitamente no lugar e nos emocionamos lendo suas páginas.
    Quero muito ler!
    Excelente fds pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  20. Tem uma temática muito interessante e aposto que gostaria muito de ler :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Oi Tiago,
    Não sou de ler livros com esse tema, mas fiquei curiosa para saber o passado de Amália. Ótima resenha!!


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  22. A capa desse livro aqui no Brasil é linda! Quero comprar para minha mãe de presente.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  23. Esse livro parece muito bom! Me chamou bastante a atenção!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  24. Não conhecia. mas fiquei bastante curiosa! :)
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
  25. Que capa bonita! Parece uma boa leitura pra quem curte o assunto, mas eu sou dessas que foge quando o papo é guerra, holocausto e essas coisas, acho que não conseguiria digerir o livro direito, sabe? Mesmo assim, gostei da resenha!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
  26. Nice post! I love read books ^_^

    You have amazing blogg and I'm your new follower ^_^
    Have a nice weekend :*

    ResponderEliminar
  27. Oi
    já vi divulgações desse livro, pelo que falou parece ser uma história forte e bonita ao mesmo tempo;

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. hey dear...
    i really like your fashion,it's so amazing clothing,i love it.thanks Dear for sharing awesome photograph....

    https://www.lukhidiamond.com/LOOSE-DIAMONDS

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.