Eurovisão, um sonho realizado!


    Eu sou um grande fã da Eurovisão, quem me conhece sabe o quão o sou e já há muitos anos que tinha o desejo de ver o festival da Eurovisão ao vivo, quando por felicidade ganhámos e era Portugal a sediar o festival e ainda mais em Lisboa, confesso que para além de ter chorado, era desta que ia realizar um sonho.
    Desde que me conheço por gente que me lembro de assistir ao Festival da Canção e consequentemente à Eurovisão, mas foi em 2003 que a minha atenção despertou devido à nossa canção desse ano, a Rita Guerra (cantora que gosto muito), em 2005 apaixonei-me pelo festival e a partir daí vi sempre, em 2008 tornei-me fã acérrimo, sabendo todos os artistas, canções e começando a ver até selectivas de outros países, como quem diz, os festivais da canção de outros países para escolher os seus representantes, como o Melodifestivalen (Suécia), Eesti Laul (Estónia), Sanremo (Itália), entre outros.

    Infelizmente só consegui bilhetes para a final, mas durante a semana que antecedeu fui algumas vezes à Euro Village que era no Terreiro do Paço e onde a entrada era gratuita, no sábado passei lá por acaso aquando da minha ida a uma loja comprar tecidos e qual não foi a minha sorte de ir à Euro Village e encontrar artistas concorrentes da Eurovisão a ensaiar, o que naturalmente adorei, ainda por cima 3 delas não foram à final e eu tive oportunidade de as ver ao vivo, Bélgica, Suíça e Letónia.


    No dia seguinte aconteceram alguns tributos e eu fui ver o tributo a Simone de Oliveira, com a própria, a Marisa Liz e a Aurea, quem me conhece sabe o quão adoro e admiro esta senhora e poder assisti-la ao vivo mais uma vez, na companhia de duas das minhas cantoras portuguesas preferidas e ainda por cima gratuitamente? Perfeito, foi uma noite tão bem passada, sai de lá de alma lavada.



    E claro a final da Eurovisão, onde estive presente, os meus lugares eram perto da green room onde pude ver bem os artistas, só posso dizer que foi um óptimo espectáculo, tudo muito bem organizado. Em relação às músicas a minha preferida a ganhar era a Estónia, mas como sabia que havia pouca probabilidade, estava a torcer por Chipre.



    Em relação à vencedora, ganhou a Netta, representante de Israel e não me incomodou a sua vitória, apesar de não ser a minha favorita, ganhou algo diferente e diversidade é o lema da Eurovisão, o que mais me entristece é a quantidade de comentários de ódio e ofensivos à cantora, não gostar da música e actuação dela é legítimo, mas ler comentários/posts pelo facebook, até de mulheres que se consideram supostamente feministas, a chamá-la de gorda, feia, baleia (entre outros nomes), assim como pessoas a ofenderem-na pela situação de Israel e da Palestina, vamos lá ver se nos entendemos, a Eurovisão foi criada para unir os povos em torno da música e da arte, se há política? Sempre houve! Mas estes artistas representam o seu país, não os seus governantes, a Cláudia Pascoal deve ser responsabilizada por quem governa o país? Não, nós nem sabemos o partido dela e não interessa. E se recuarmos ao tempo da ditadura em Portugal? Então porque haveremos de vaiar a cantora russa? Ofender a cantora israelita? Ou invadir um palco para atacar a cantora inglesa sobre o brexit? Enfim, esse é o lado que sempre me entristece.
    Os ataques também vieram à música portuguesa e acho tão pequenino as pessoas acharem que quem não passa à final ou fica em último lugar tem uma péssima música/performance. Em 43 músicas este ano eu gostava de umas 38 e não é por não terem ido à final ou terem ficado em último que eu acho que sejam más músicas. E Portugal esteve bem sim, ponto final. 

    Para o ano há mais, mais festival, mais polémicas, mais música.

Sonhem e realizem! =)
 

Share:

31 comentários

  1. Este ano segui atentamente a Eurovisão, principalmente por ser cá e fiquei fã! Apesar de não ter gostado de ver Israel ganhar (não pela cantora, que tem um vozeirão, mas porque a canção não valia nada) foi um belo espetáculo. Gostei muito da música portuguesa mas a da Estónia também era a minha favorita. Espero um dia conseguir ver a Eurovisão ao vivo!!

    ResponderEliminar
  2. Adorava ter tido a oportunidade de ver a Eurovisão ao vivo!
    Pessoalmente, não gostei da música de Israel. Ainda assim, acho que nada justifica esses comentários de ódio. Não fazem qualquer sentido.
    Tenho muito orgulho na nossa música *.*

    r: Fico contente por teres gostado :)

    ResponderEliminar
  3. Há praí uns 30 anos que não via o festival, porque também raramente vejo televisão... no ano passado fiquei curiosa quando comecei a ouvir falar mal do salvador e pedi para ouvir a musica, achei o máximo a voz e a letra, fui gozada indecentemente e o menino de palerma passou a idolo...
    Bom mas comentários à parte, este ano tinha que ver o festival, cá em casa, o sobral até isso me fez, ver o festival, até gostei da maioria das musicas, achei que as musicas até tinham qualidade, mas esta netta e o seu toy!!!! é qualquer coisa de aberrante!!!! mas como no ano passado também ninguém gostava do Sobral, deve ser a vingança :D :D
    bjs
    https://artes-viagens-sabores.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Confesso que este ano nem me deu para assistir, mas nem sei bem se gostei ou não da vencedora visto que já ouvi falar muito bem como há pessoas que não gostam da musica dela´
    Beijinhos
    Novo post (Unha Decorada?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Este ano não consegui assistir mas que inveja !! Quem me dera poder ter estado lá. :D
    Beijinho

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  6. Também gostava muito de ter ido, pena o resultado de Portugal!!

    Novos posts: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  7. Orgulhosa do evento! mas desiludida com nossa musica!!

    Beijo. Boa noite.

    ResponderEliminar
  8. Parece ter sido maravilhoso.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia o festival, mas gostei bastante! NOssa...fico muito feliz que tenha conseguido realizar seu sonho. Que coisa feia desse povo ofender a artista. Realmene não tem culpa de quem governa o país dela. Falta de respeito...
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderEliminar
  10. Olá Tiago
    Amei seu post super completo e concordo totalmente com você sobre a importância da diversidade e representatividade, e principalmente sobre a importância da tolerância, educação e tb a gentileza.
    Vaiar, xingar e ofender são atitudes que realmente não deveriam acontecer nos dias de hoje.
    Que a música possa sempre unir e edificar, mais ainda, possa assim como aconteceu com vc, realizar sonhos!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  11. Confesso que não sigo o festival, sei que é muito bem organizado e assim, agora estar a par do que se passa não sei muito e o que sei é através do leio ou me contam confesso que não de bem estarem a massacrar um artista só porque ele venceu porque se fosse outro era a mesma coisa.
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Confesso que nunca tinha se quer ouvido falar de Eurovisão, então fiquei meio perdida em algumas coisas. Achei chato essa situação no final, é ridículo como as pessoas não sabem respeitar o próximo e se mesmo que não gostar, não precisar ir onde quer que seja para desrespeitar e por a pessoa para baixo.

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    Que legal que você conseguiu ir. Eu só vi pelo Twitter mesmo, o pessoal comentando.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderEliminar
  14. Mesmo -.-' uma pessoa nem sabe o que vestir :D

    Uaaau, que fixe :D Estou muito feliz por ti!

    NEW REVIEW POST | CREAM ILLUMINATOR AND UNIFIER OF COMPLEXION. IT RESULTS? :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  15. Eu acho q o melhor momento foi o do Salvador Sobral se ele estivesse a concorrer com a primeira música q cantou ganhava outra vez. Mas gostei da Israel ter ganho. Sou contra estereótipos.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  16. Nunca fui muito de festival da eurovisão, mas acredito que assistir ao vivo deve ser fantástico, ainda mais para ti que foi o realizar de um sonho! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  17. Que fotos fantásticas,....e uma excelente oportunidade de assistir a tudo e ao vivo,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  18. Deve ser sido um evento incrível! Gostava muito de ter ido! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Não gostámos da música. Mas temos que admitir que há uma diferença gigante entre não gostar, entre brincar, e ofender, que é completamente diferente!

    ResponderEliminar
  20. Olá, Tiago.
    Que bom que conseguiu ir e realizou seu sonho. Sou meio por fora do assunto musica e nem sabia sobre esse festival. Mas acho o cumulo essas pessoas que se não ganham quem elas querem já deixa o preconceito tomar conta.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  21. Deve ter sido uma sensação incrível! Ainda bem que realizas-te o teu sonho :)
    Beijinhos
    https://islandgirlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Não sigo o festival à risca, vou lendo umas noticias aqui e ali! Fiquei triste por termos ficado em último lugar, admito. Nunca esperei, a nossa música era muito bonita, no entanto, e não tendo seguido todo o festival, tenho a certeza que a vencedora assim mereceu. Diferença é o que é preciso! Infelizmente, é triste ver as pessoas a serem tão más e cruéis. Não sei como conseguem.
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  23. Já vejo a eurovisão alguns anos também por influencia da minha mãe, mas não vejo tintin por tintin :b Este ano tive pena de não assistir à final por estar a trabalhar. Ainda bem que foste, gostei tanto ver fotos :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  24. Oie Tiago =)

    Ah! Fico feliz que você tenha realizado um sonho <3 É sempre gratificante quando isso acontece!

    Eu confesso que minha fobia de aglomeração fez com que a minha presença em shows e festivais de música diminui muito.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderEliminar
  25. Oi
    eu acho que já vi alguma coisa desse festival na internet, que bom que realizou um de seus sonhos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Esse festival deve ser maravilhoso, que pena que as pessoas não saibam diferenciar as coisas e partam para o ataque
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  27. Olá,

    Que bom que conseguiu realizar o seu sonho, não nada mais gratificante do que isso.
    Não conhecia o festival, mas vendo assim fiquei com vontade de assistir.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  28. Eu acompanho a Eurovisão desde que me lembro e vi passarmos por muita coisa, e mas este ano fiquei tão desiludida. Como é que de um primeiro lugar passamos para último? Nem Espanha, nem França, nem Suiça, nada de pontos deles para nós! É triste!
    Adorava ter assistido ao vivo mas Lisboa ainda me fica muito longe, infelizmente!

    Beijinhos,
    Melissa Sousa | Fábrica de Temperos
    PETIT DENIM, FINALMENTE | STRADIVARIUS

    ResponderEliminar
  29. Uiaa, que legal que conseguiu ir! Parabéns! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  30. Adorava também ter tido a oportunidade de assistir à Eurovisão ao vivo! Que sonho...
    Também sou fã da Eurovisão (inclusivamente nasci num Sábado eurovisivo!) e sigo o festival já há bastantes anos; tenho uma vaga memória da prestação de Rui Bandeira em 1999 e curiosamente só tenho novas memórias a partir de 2003, da vitória da Turquia. Desde então, nunca mais perdi um só festival!
    Quando soube que Israel ganhou, fiquei tremendamente desiludida, pois havia muito melhor a concurso, se bem que já passei a gostar mais da canção. Apesar de no início ter "gozado" um pouco com a música, nunca gozei com a Netta e acho que é uma falta de respeito da parte de quem a julga pela aparência! Penso que ela tem uma voz fantástica e teve tudo o que era necessário para a actuação dela correr na perfeição. Ainda assim, a canção dela continua a não ser a minha favorita. :P
    Fiz também os meus comentários às semi-finais e à final no meu blogue; se quiseres, dá uma espreitadela. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Também sou fá deste festival, a minha preferida era a da Alemanha!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.