Livro-te: Famílias Destrambelhadas de Claudio Hochman (Opinião)


    O autor Claudio Hochman não é um nome novo aqui no blog, há poucos meses o autor tinha-me enviado um exemplar do livro Livro-te: Pássaro que voa de Claudio Hochman (Opinião), um livro que foi uma verdadeira surpresa e agora enviou-me um exemplar do mais recente livro "Famílias Destrambelhadas", que em semelhança ao anterior traz ilustrações muito bonitas, temas difíceis e uma escrita cheia de humanidade.


Título: Famílias Destrambelhadas
Autor: Claudio Hochman
Nº de Páginas: 32
Lançamento: 06/2018
Editora: Livros Horizonte

Sinopse:
Existem por aí umas famílias realmente peculiares…

A algumas falta-lhes um bocado de sal e a outras sobra-lhes pimenta.

Se acham que a vossa família é um pouco destrambelhada, venham conhecer as doze retratadas neste livro.

______________________________________________

    Este é mais um livro infantil que em semelhança com o anterior deve ser lido por miúdos e graúdos, ou fazendo uma alusão ao título do livro, deve ser lido por famílias e porquê? Porque mais uma vez o autor tem a capacidade através de contos infantis retratar assuntos bastante duros da nossa sociedade actual como o preconceito, o racismo, a xenofobia, a pobreza, entre outros.

    Cada conto vem acompanhado por lindas ilustrações de João Vaz de Carvalho que reflectem bem o que cada história pretende transmitir. Deixo aqui uma das minhas preferidas.


    Só posso dizer que gostei muito, confesso que gostei mais do primeiro, mas este também é um livro muito bonito e que soube a pouco, poderia me perder por mais umas quantas páginas. Gostei muito do retrato de famílias diferentes, mas confesso que até à última página estava à espera de ver uma família com um casal do mesmo sexo, fica o desafio para um próximo livro. 

    Após dois livros e de já conhecer um pouco da sua escrita, acho que ela é bastante reveladora da humanidade deste autor com uma voz que tem uma urgência de ser ouvida, em fazer-se ouvir... Espero que as suas palavras possam chegar a mais pessoas, pois temos todos o dever de fazer deste mundo um cantinho bem melhor.      


Boas leituras! =)

Share:

21 comentários

  1. Adorei a resenha, ainda nao conhecia o livro e fiquei bem curiosa com o enredo já quero ler !
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o livro mas gostei de saber a tua opinião! :)
    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia mas fiquei com bastante curiosidade de conhecer!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  4. Confesso que ainda não conhecia mas adorei a ilustração.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. O título conquistou-me logo e a tua opinião deixou-me cheia de vontade de o ler! Acho extremamente importante abordar esses temas em livros infantis, porque são uma realidade com a qual as crianças terão que aprender a lidar

    ResponderEliminar
  6. Confesso que ainda não conhecia!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Fiquei muito curiosa com o livro :D :D
    Adorei o teu post :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  8. Fiquei curiosa! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Não conheço, mas não tem como não gostar desse livro, até porque a grande maioria irá se identificar com ele xD
    Sem dúvida as ilustrações são giras e chamativas, gostei mesmo Tiago :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  10. Oi, Tiago!

    Ainda não conhecia o autor mas só pela ilustração que você mostrou já deu pra ter uma ideia sobre os assuntos que a obra trata e como trazem reflexões pela forma como são retratados. Fiquei curiosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Oi, Tiago! Tudo bom?
    Não conhecia o autor e nem a obra, mas a composição e a edição são muito lindas! Adorei a ilustração que tu escolheu pra mostrar. Parece uma história bem reflexiva; aquele tipo que fica com a gente um tempão mesmo depois de terminar.
    Dica anotada!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderEliminar
  12. Oi, Tiago!
    Não conhecia o autor e achei o livro bem diferente. Anotei a dica. Pena que não rolou uma família do mesmo sexo :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  13. Oi, Tiago!
    Eu não conhecia o autor e nem os livros dele, mas achei as ilustrações bem bonitas e fiquei curiosa para conhecer mais!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderEliminar
  14. Olá, Tiago.
    Não conhecia nem o autor nem o livro, mas achei a edição muito bonita. Geralmente livros ditos infantis sempre trazem alguma lição para os adultos hehe.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia este livro, nem o autor! Fiquei curiosa com a história :)

    ResponderEliminar
  16. ohh já tenho saudades de ler livros ilustrados <3
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. a sinopse conquistou me e as ilustrações wow :o lindas !
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  18. Oi, Thiago
    Não sou muito de ler livros assim, mas eu amei de coração as ilustrações, são lindas e acho que compraria o livro só para admirá-las.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderEliminar
  19. Acho maravilhoso existirem livros que abordam este tipo de tema para os mais novos. Tem ilustrações bem giras! Gostava de ler. :D
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  20. Não conhecia o livro nem o autor mas enquanto Educadora fiquei muito curiosa com o trabalho dele. Tenho que ir pesquisar! Obrigada pela partilha ;)

    ResponderEliminar
  21. Hochman diz que há famílias que lhes falta um bocado de sal, mas depois de ler este livro, eu diria antes que este livro é que não tem sal nenhum.

    Considero particularmente grave o facto de ser escrito para crianças propagando estereótipos e fazendo troça de doenças tão graves como bulimia e anorexia.

    E este é o motivo da minha crítica, porque sei que muitas familias compram os livros baseado apenas no título para os filhos, sem os lerem primeiro.

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.