Marinada gulosa para assados!

   Eu não dispenso uma boa marinada para os meus cozinhados, faz toda a diferença no sabor, torna o prato muito mais rico e apurado. Irei colocar aqui no blog algumas que faço para diferentes tipos de prato.
   Faço sempre a marinada perto das horas de refeição e deixo estar no mínimo por 20-30 minutos, quanto mais tempo estiver mais apurado fica, mas acho que 30 minutos é o suficiente para o preparado ganhar sabor.
   A base da marinada que eu vou colocar aqui foi retirada do programa Ingrediente Secreto com o Henrique Sá Pessoa, depois acrescentei mais algumas coisas que são do meu agrado.

Ingredientes: (para 1 frango inteiro)
4 colheres de sopa de molho de soja / 4 c. de sopa de azeite / 2 c. de sopa de mel / 2 c. de sopa de vinagre / gengibre em pó / 2 dentes de alho / 1 cálice de vinho branco / piripiri / 1 limão / plantas aromáticas frescas / sal / pimenta

Modo de preparação:
- Num recipiente coloque 4 c. de sopa de molho de soja, 4 c. de azeite, 2 c. de sopa de mel, 1 c. de sopa de gengibre em pó, o sumo de 1 limão e mexa tudo muito bem para o mel se dissolver com os outros líquidos. 
- De seguida coloque o vinagre, os dentes de alho picados, o cálice de vinho branco, umas gotas de piripiri, umas plantas aromáticas (eu usei tomilho-limão, alecrim e segurelha), tempere com um pouco de sal e pimenta. (atenção não colocar muito sal porque o molho de soja já é salgado).
- Mexa tudo muito bem, mergulhe o frango no molho e envolva-o para todo ele ficar com o sabor, deixe a marinar por 30 minutos e depois é só levar ao forno. 





























Nota: Pode substituir o sumo de um limão por sumo de uma laranja, fica também muito bom. 

Bons cozinhados, arrisquem e deliciem-se.
Miss Margot

Share:

3 comentários

  1. Amo cozinhar, por isso que estou sempre vindo aqui, ver e babar por alguma receita maravilhosa. O post está ótimo, essa dica é ótima, eu sempre marino, mas tenho certeza que tem gente que não o faz e não entende a diferença no sabor.
    Como sempre está de parabéns!


    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Não sei cozinhar mas aprecio um bom "trabalho" culinário, e esse poste está com ótimo aspeto! Está de parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Esta marinada parece-me muito bem! Vou experimentar durante a proxima semana. Obrigada

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.