Livro-te: Comer Orar Amar de Elizabeth Gilbert


    "Comer Orar Amar" (Eat, Pray, Love) da autora Elizabeth Gilbert é um dos meus livros preferidos, senão mesmo o meu livro preferido desde que entrei na idade adulta.
    Esta é daquelas leituras ou se apaixona ou não se gosta mesmo nada, também tem que ser lido na altura certa, porque se estivermos numa fase de introspecção, este livro pode ser uma leitura que nos ajuda a pensar, reflectir, questionar e que nos dá algum conforto e paz de espírito. Eu li-o na altura certa e sei que daqui a 10 anos se voltar a lê-lo irei certamente tirar outras ilações.  
    Tal como o título revela esta história é uma longa viagem física, emocional e espiritual, "Comer" em Itália, "Orar" na Índia e "Amar" na Indonésia. 
    Quando alguém começa a questionar-se sobre qual a razão da sua existência, não se sente realizada no casamento, a inexistência de filhos e quando nem o emprego nos preenche, a vida começa a sufocar-nos e sentimo-nos prestes a desabar. 
    Liz Gilbert, perdida e confusa, decide divorciar-se e após tentar viver um amor relâmpago fracassado, ela decide abdicar de tudo e sair da sua zona de conforto. Planeia uma viagem para voltar-se a descobrir e a reencontrar-se. Começa a viagem por Itália pelos caminhos dos prazeres gastronómicos e o desafio de aprender uma nova língua, os 23kg que engordou, alegremente, só demonstram a descontracção e falta de preocupação com a sua forma. O destino seguinte é a Índia que serve o objectivo do reencontro com a espiritualidade e com aprendizagem da oração, é importante ouvirmo-nos nos nossos silêncios e aprendermos a viver cada segundo do nosso tempo, por vezes no quotidiano esquecemo-nos de respirar fundo, parar e ouvir o som profundo da nossa respiração. E no último capítulo da sua viagem, ela reserva os últimos meses do seu ano sabático em Bali para encontrar a sua paz de espírito e o equilíbrio de todas as coisas, um amor cresce num ninho de transcendentalidade que pode ser fruto da sua aprendizagem. 
    Uma viagem que faz sozinha, mas que é marcada pelas pessoas que conhece em cada país, que tornam a sua experiência ainda mais rica. 
    Este livro para mim foi melhor que um livro de auto-ajuda e ajudou-me bastante a aprender a usufruir do meu tempo sozinho e gostar da minha própria companhia, ajudou-me a relaxar e por coincidência a ganhar um prazer pela cozinha, acabando pela arte de cozinhar tornar-se numa verdadeira terapia, abrindo também asas à minha criatividade. 
    Uma leitura para ser feita com tempo, saboreando cada página.

    A história foi adaptada ao cinema e a actriz escolhida para dar a vida à protagonista da história foi a Julia Roberts, que para mim foi uma escolha perfeita, também gostei muito do filme, apesar de gostar mais do livro, a Julia representou bem todas as características que eu imaginei na Liz.


Boas leituras!
Mrs. Margot

Share:

2 comentários

  1. eu vi o filme n li o livro e simplesmente amei..é um filme q faz vc refletir sobre a vida e a valorizar pequenos detalhes.
    bjos e sucesso
    www.blogmundodapaty.com

    ResponderEliminar
  2. Eu li o livro, mas não tive coragem de assistir o filme, pois as adaptações para o cinema nunca são da mesma forma. Mas, esse livro é fantástico, um dos melhores livros que já li. :)

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.