Livro-te: Menino de Ouro de Abigail Tarttelin


    "Menino de Ouro" (Golden Boy) da autora Abigail Tarttelin do género young-adult conta-nos a história impressionante de Max, que nasceu com ambos os sexos.
    Este é um livro muito informativo não a nível cientifico como também a nível emocional, contado a várias vozes, a mãe, o pai, o irmão, a rapariga que ele gosta e claro na sua própria voz. A intersexualidade de Max é um assunto tabu na família e mais ninguém sabe do seu segredo, nem o seu irmão mais novo. Para Max havia uma normalidade pela qual não o fazia questionar da sua condição, até o avançar da idade, adolescência e a descoberta da sexualidade, fazerem-no ver a realidade.
    Max vive atormentado pela ideia de ter que ser perfeito aos olhos dos seus pais e dos seus pares. Tudo muda e piora quando algo de terrível acontece a Max, ele é agredido sexualmente e na consequência ele engravida.
    Isso obrigado a que os seus pais tirem as vendas dos olhos e finalmente tenham que lidar com uma situação que deixaram arrastar-se. A descoberta disto pode abalar a candidatura do pai a um cargo político, abalar os alicerces daquela família e ele arrisca-se a ser visto como uma aberração na escola.
    Max faz-nos questionar sobre muita coisa, sobretudo o que todos vêem como doença, anormalidade, ele vê-se como alguém normal, que nasceu com dois sexos e que não sente a necessidade de alterar nada no seu corpo. Mas será que os pais pensam da mesma forma? E quando a mãe e o pai têm perspectivas diferentes? E o que fazer quanto à gravidez? Max, deve recorrer à cirurgia para ser de um único género?
    Nunca tinha lido nada sobre o ser-se intersexual e confesso que nem conhecia esse termo, apenas o antigo "hermafrodita", mais uma vez achei uma leitura muito interessante, algo que deixa-me informado e leva-me a ter uma opinião ligeiramente formada, visto que este campo ainda é muito vasto e cada caso é um caso único e diferente.  

Boas leituras,
Mrs. Margot

Share:

1 comentários

  1. Interessante, aborda um problema complicado, pode ajudar familias que passem pelo mesmo.

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.