Livro-te: A Viúva Negra de Daniel Silva (Opinião)


    A minha mais recente leitura com o apoio da HarperCollins, foi o livro "A Viúva Negra" do autor Daniel Silva, uma história de espionagem num dos assuntos mais delicados da actualidade, o terrorismo cometido pelo ISIS.

Todas as informações sobre o livro aqui:
Livro-te: A Viúva Negra de Daniel Silva (Divulgação)


    Após um atentado em Paris, o Departamento em Israel, onde Gabriel Allon está prestes a tornar-se chefe, decide recrutar Natalie, uma médica israelita e dar-lhe um intenso treino para a tornar na Dra. Leila Hadawi, uma palestiniana defensora do islamismo radical. O objectivo é infiltrar Natalie na núcleo mais sombrio de sempre, na Síria, dentro do grupo radical ISIS. 
    Fazer uma lavagem cerebral para poder pensar, sonhar e falar em árabe, deixar os seus antigos ideais, a sua família verdadeira, a sua história e a sua origem, apagar por completo até ao fim da sua missão a vida de Natalie e só existir Leila, é uma tarefa completamente aterradora. 
    A viagem começa em Israel, passa por Paris, Grécia, várias localidades sírias, nas fronteiras com o Iraque e acaba nos Estados Unidos, porque é esse o objectivo final da ISIS. E cada passo que ela dá nessa direcção parece que quase nos falta o ar. 
    É uma história que flui naturalmente, com uma leitura fácil devido aos seus pequenos capítulos e devo dizer que foi a minha primeira leitura deste autor de grande sucesso, mas este livro é o 16º de uma série intitulada "Gabriel Allon" e apesar de se ler muito bem como uma leitura independente, porque o autor sabe contextualizar tudo, a verdade é que acredito que possa existir pormenores e até relações com alguns personagens que perceberíamos melhor se tivéssemos seguido a série.  
    Há um mistério que não é revelado no final deste livro e que me deixou a pensar se não seria uma personagem que tenha aparecido nos outros livros, porque conhece Gabriel Allon, é sobre a identidade do "Saladino"? O líder da rede terrorista que parece que teve um passado na espionagem, mas que nos deixou com várias perguntas que dá vontade de esperar pelo próximo livro para ver se esse mistério é desvendado.
    E não se pense que este livro trata só de coisas sombrias, há uma pitada de romance entre a médica e um espião, que embora não seja de todo um foco, dá para aliviar alguma pressão.  
    Outro ponto interessante, no final do livro o autor dá-nos uma breve explicação sobre diversos factos que escreveu no seu livro e algumas pontes de ligação com livros anteriores. É um livro que vai ao detalhe de tudo, são esses detalhes que enriquecem esta história.
    Não estava à espera de gostar, no início foi difícil entrar dentro da história, mas depois quando entramos na pele de Natalie, começamos a viver num mundo perturbador, assustador, de perigo iminente e por vezes temos que respirar fundo antes de voltar a ler. Apesar de não ser o meu género literário preferido, não posso dizer que "A Viúva Negra" seja um livro que me passa ao lado, é uma história muito bem escrita e muito bem conseguida, toda a ficção gerada nós acreditamos como se fosse uma verdade absoluta e senti-me completamente envolvida neste mundo de espionagem de Gabriel Allon.



Boas leituras! =)


Share:

6 comentários

  1. Eu adoro os livros de Daniel Silva, mas por acaso este ainda não li!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  2. Por acaso nem sou muito deste tipo de livros. Pode ser que isso ainda mude com o tempo ahah.
    Beijinhos :)
    Cappuccino de avelã

    ResponderEliminar
  3. uau, fiquei bem curiosa com esta obra!
    Nunca li nenhum livro do Daniel
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  4. Bem... Já tinha vontade de lhe pegar, mas agora tenho ainda mais <3. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Já li alguns do Daniel Silva e gosto do género... quero ler este... fica na lista!!

    ResponderEliminar
  6. Ainda não li, mas fiquei com vontade de ler!

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.