Livro-te: O Coração de Simon Contra o Mundo de Becky Albertalli (Opinião)


    A querida Porto Editora enviou-me um exemplar do livro "O Coração de Simon Contra o Mundo" da autora Becky Albertalli, já tinha lido a versão brasileira o ano passado e foi um dos meus livros preferidos, voltei a ler agora nesta versão portuguesa e continua a ser um dos livros que mais gostei de ler.

Informações sobre o livro aqui:
Livro-te: O Coração de Simon Contra o Mundo de Becky Albertalli (Divulgação)


    Eu não consigo explicar toda a excitação em que eu estava para poder voltar a ler esta história, desde o momento em que soube que ia ser publicado em Portugal.
    Identifico-me muito com o Simon e acho que a história dele podia perfeitamente ter sido a minha e acho que uma boa parte dos adolescentes vão identificar-se certamente.
    A história leva-nos para os nossos tempos da escola secundária, onde queremos ser vistos mas não ser o centro das atenções. É nessa altura que começamos a perceber o verdadeiro sentido da amizade e dar o devido valor a isso, mas também é nessa altura que começam a crescer as primeiras paixões, os primeiros amores e para qualquer pessoa lgbt é difícil isso acontecer ao vivo e a cores, porque nunca teremos a certeza absoluta de qual a orientação sexual da pessoa, o que torna mais fácil o contacto via online e por receio, mais anonimamente.
    Simon troca e-mails através de um endereço falso com "Blue", um aluno da mesma escola e do mesmo ano, eles não sabem a identidade um do outro, ambos são gays mas não assumidos para ninguém e vão desenvolvendo uma bela relação de amizade, com o flirt à mistura, tornando-se uma relação mais amorosa.
    Após a chantagem de Martin que descobre esses e-mails, Simon tenta proteger o seu segredo, para que ninguém saiba da sua orientação mas sobretudo para que isso não afugente "Blue".
    Esta leitura mostra-nos perfeitamente o quão difícil é "sair do armário" mesmo que tenhamos pais bem informados e saibamos que eles nos amam incondicionalmente, assim como para os nossos amigos de longa data, porque um dos maiores medos é que a relação mude, que passem a ver-nos de maneira diferente. Mas quando se ganha coragem para o fazer, a liberdade e o alívio são enormes.
    É a história do primeiro amor, linda e irresistível, que nos arranca sorrisos, suspiros e que nos faz ficar agarrados ao livro sem querer largá-lo. E no final ainda ficamos abraçados ao livro porque não nos queremos despedir. Viajarmos por estas páginas faz-nos sentir um pouco adolescente por uns instantes e para mim isso é maravilhoso.
    Voltei apaixonar-me pela história de Simon e não consigo deixar de dar-lhe outra vez nota máxima, talvez porque me identifique tanto, talvez por ser um história de amor linda, um belo romance, não consigo explicar, há livros que nos fazem sentir coisas, este é um deles e senti-me verdadeiramente feliz em lê-lo.
    Há muitas histórias lgbt, sobretudo gays muito dramáticas, com muito sofrimento e não é o caso deste livro, este livro é sobre a esperança de uma normalidade, de uma mudança de mentalidades, que todos entendam que na verdade não há diferenças entre uma relação homossexual ou heterossexual, se lerem este livro que é um belo exemplo, porque podia perfeitamente ser uma história real, a descoberta do primeiro amor não é assim tão diferente, é amor!


Boas leituras! =)

Share:

7 comentários

  1. Quero ler! :D Que máximo! Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Ainda não conhecia mas parece ser muito giro.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Por acaso já tinha ouvido falar muito bem deste livro e estou super curiosa!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  4. Este livro já está na minha wishlist há tanto tempo, preciso mesmo de ler *.*
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  5. Awww agora vou querer ler!!! Vou mandar vir em inglês! <3

    ResponderEliminar
  6. Parece-me um bom livro!!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. Olá. Esse livro parece muito bom. Gostei muito da sua indicação e resenha. Vou ler em breve.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.