Livro-te: Café amargo de Simonetta Agnello Hornby (Opinião)


    A minha mais recente leitura que contei com o apoio da editora Clube do Autor foi o livro "Café amargo" da autora Simonetta Agnello Hornby, um romance histórico ambientado em Itália.
    Em relação às minhas canecas que tanto sucesso fizeram, eu tenho 3 de cada há alguns anos, são de uma marca de design que eu gostava muito e que tenho muitas coisas da marca Pylones, qualquer dia faço um post com esses meus objectos.


Título em Portugal: Café amargo
Título Original: Caffé amaro
Autor(a): Simonetta Agnello Hornby
Nº de Páginas: 368
Lançamento: 06/2017
Editora: Clube do Autor

Sinopse:
    O universo feminino, o estilo pormenorizado e o ambiente local que conquistaram os leitores de Elena Ferrante.

    Café amargo acompanha a vida de uma mulher que não se curva perante o poder masculino.
    O romance nasce na Sicília, mas a autora transporta-nos até muito mais longe.
    A protagonista é uma mulher de paixões, marcada também por vários sofrimentos que engole com altivez, como se fosse uma chávena de café amargo. A história de Maria e das suas escolhas pouco convencionais retrata uma época decisiva da Europa.
    Um romance histórico marcado por memórias pessoais e vividas.
__________________________________

    "Café amargo" conta a história de Maria, uma jovem siciliana, que aos 16 anos fica noiva de Pietro, um homem na casa dos 40 anos, através de um casamento arranjado.
    Há diversas situações nesta história que nos perturba porque vivemos noutro século, numa outra época em que é difícil aceitar que uma criança de 13, 14, 15 anos se case com alguém com idade para ser seu pai e engravide antes dos 18, com a pressão de dar um filho barão para ser herdeiro das fortunas. Para além de toda essa situação, não existindo o divórcio tinham que aguentar os casamentos com as infidelidades do parceiro. Mas é um excelente relato do que se vivia naquela altura.
    Através da história vamos acompanhando a vida amorosa de Maria, que aos poucos começa a viver um dilema, fica com o homem que casou e aprendeu a amar ou deixa-se levar por uma paixão da adolescência? 
    Este livro foi sem dúvida uma leitura intensa, lenta e complexa.
    A história passa por períodos bem distintos, começa nos finais do século XIX onde reina a abundância, os eventos sociais o luxo e a excentricidade, atravessa a primeira e a segunda guerra mundial e é-nos descrito a história de Itália, principalmente da Sicília, nessa altura, envolta em pobreza, miséria, terror e desgraça. Podemos assistir a vida de Maria mudar nas diferentes fases e de como ela persistente e valente sobrevive a esses tempos,
    O livro é bastante descritivo, para mim em demasia, sobre a história política e social do país, a autora apresenta-nos os personagens e os factos históricos como se os conhecêssemos, talvez para os italianos seja fácil entender a história, mas para nós que não estamos familiarizados com a mesma, torna-se um pouco complexo e às vezes confuso. Tudo é descrito em demasia, é capaz de descrever uma sala de uma casa numa página inteira. A parte que mais me agradou porque o tema também interessa-me foi quando começou a chegar a segunda guerra mundial, acho bastante interessante como as informações iam chegando a Itália, do que estava acontecer na Alemanha.
    É tanta informação que muitas vezes temos que parar para absorver tudo antes de voltar a continuar.
    Há uma história de amor que é pautada por pequenos momentos de puro romance, muitas cartas trocadas, gostaria que tivessem havido mais momentos de amor, mas gostei muito do final que para mim foi na perfeição.
    Para quem gosta de história este livro é perfeito, a autora mostra-nos como era a relação entre Sicília e Itália, como Itália passou do final século XIX para a primeira guerra mundial, o seu envolvimento e participação nas duas guerras e horror vivido sobretudo na segunda. 
    E devo destacar que como são muitos personagens a autora deixa no final um índice sobre as mesmas e ainda deixa umas páginas de notas históricas da sua pesquisa para escrever este livro. 




Boas leituras! =)

Share:

19 comentários

  1. Fiquei muito interessada!! Vou querer ler <3

    ResponderEliminar
  2. Adoro ler romances, gostei muito deste. A capa é linda. :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  3. Oiii
    é um livro bem rico de cultura
    sou formada em história e eu gostaria de ler uma obra dessa
    achou que vou favoritar para comprar depois hehehe
    gostei bastante do enredo também
    bju

    Karina Pinheiro

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu não conhecia, mas parece interessante. A verdade é que to com tanta coisa pra ler, que não estou dando conta!

    http://chronicleuntold.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto quando os autores acrescentam o pormenor do índice de personagens. Facilita imenso a vida!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  6. Que história maravilhosa, fiquei super curiosa para conhecer ainda mais! Excelente dica. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  7. No início fiquei super interessada mas quando começaste a dizer que tem demasiados relatos históricos, acho que não é para mim. Também não gosto muito quando as coisas são descritas em demasia

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Nunca tinha ouvido falar deste livro...
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Gostei da resenha e parece bom o livro.
    E amei as canecas kkk

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  10. Olá! Esse livro tem cara de ser bem pesado em alguns aspectos, já que temos que parar para absorver certas coisas antes de continuar a leitura. Mas sua resenha está muito boa, gostei bastante e, por incrível que pareça, gostaria de saber mais sobre a Maria...
    Bjks!

    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. nunca tinha ouvido falar do livro e não sei e o leria precisamente por, como tu disseste, ser um pouco pesado e demasiado descritivo mas gostos são gostos :)
    as canecas são um máximo adorei
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Já conhecia mas confesso que nunca li! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Parece muito interessante para quem gosta de história! Não sei se é bem a minha escolha para estas férias, preferia qualquer coisa mais "leve".
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia. Beijinhos bom fim de semana.
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Livros muito descritivos também não são a minha praia! Mas ainda assim parece interessante :)
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  16. Fiquei curiosa em lê -ló
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Deu vontade de conhecer a história de perto, depois de ler a sua resenha. Parece-me um daqueles livros em que o enredo se passa em outra época, mas que traz reflexos da sociedade atual.

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.