Livro-te: Espada de Vidro de Victoria Aveyard (Opinião)

 
    Já há tanto tempo que aguardava ler a continuação do livro "Rainha Vermelha", finalmente o segundo livro foi publicado em Portugal e eu tenho que agradecer muito à Saída de Emergência pela gentileza de me enviar um exemplar do segundo volume da série, "Espada de Vidro" da autora Victoria Aveyard.
    Este é um romance young-adult, com muita fantasia à mistura assentado numa base de distopia.
    Foi a minha última leitura deste ano de 2017 e a número 50.


Título em Portugal: Espada de Vidro (#2)
Título Original: Glass Sword (Red Queen #2)
Autor(a): Victoria Aveyard
Nº de Páginas: 384
Lançamento: 20/10/2017
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
    O novo e eletrificante capítulo da série Rainha Vermelha intensifica a luta de Mare Barrow contra a escuridão que cresceu na sua alma… O sangue de Mare Barrow é vermelho mas a sua capacidade Prateada, o poder de controlar os relâmpagos, transformou-a numa arma que a corte real tenta controlar. A coroa acusa-a de ser uma farsa, mas quando ela foge do príncipe Maven - o amigo que a traiu -, Mare faz uma descoberta surpreendente: ela não é a única da sua espécie.

    Perseguida por Maven, Mare parte para descobrir e recrutar outros combatentes Vermelhos e Prateados que se juntem à batalha contra os seus opressores. Mas Mare encontra-se num caminho mortífero, em risco de se tornar exactamente no tipo de monstro que está a tentar derrotar. Será que ela vai ceder sob o peso das vidas exigidas pela rebelião? Ou a traição e a deslealdade tê-la-ão endurecido para sempre?

______________________________________________

    Devo confessar que foi um início difícil e lento, o que até me surpreendeu bastante, porque tinha gostado bastante do primeiro volume, mas provavelmente por já o ter lido há muito tempo, não me lembrava de grande coisa da história e foi complicado envolver-me ao princípio.
    Relembrando que esta é uma sociedade de Vermelhos e Prateados, sendo que os vermelhos são a classe mais pobre, mais trabalhadora, os primeiros nas frentes de guerra e os prateados sãos os amos, senhores das Casas, com poderes sobrenaturais. Até à descoberta de Mare ser uma vermelha-prateada, mas conhecida como "sanguenovo", o seu sangue é vermelho, mas tem poderes.
    Quando começa a desenrolar-se verdadeiramente a acção conseguimos entrar novamente no mundo de Mare Barrow e desengane-se quem vem à procura de romance, este livro traz-nos um "empoderamento" feminino de uma protagonista guerreira que não precisa de nenhum homem para perseguir os seus ideais, confesso que gostava que tivesse havido um pouco de romance, acho que não faria mal nenhum e acrescentaria mais à história, mas foi muito bom ler um livro que está repleto de acção desde a primeira à última página.
    Um dos maiores focos deste segundo volume são os "sanguenovos", que foi uma das razões que me levou a gostar muito deste livro, como fã que sou de X-Men, quando se trata de mutações genéticas que originam poderes maravilhosos, só isso já me conquista.

"Se sou uma espada, sou uma espada feita de vidro, e sinto que começo a estilhaçar-me."
- Pág. 216

    Nesta acção existem várias missões, mas a principal é tentar resgatar e salvar os sanguenovos que estão a ser perseguidos pelo Rei Maven para que sejam mortos (porque não quer que a população saiba da sua existência) ou pior, controlados pela Rainha Elara como armas numa frente de guerra. Gostei muito dessas missões de salvamento, não só rendeu momentos muito bons e de grande tensão entre Mare e Cal, como também ficámos a conhecer vários sanguenovos com poderes incríveis e com personalidades e idades muito distintas. 
    
    Neste livro deparamo-nos com uma Mare muito diferente, um pouco mais madura, com o seu lado mais sombrio e vingativo bem presente, mais alerta e desconfiada, apesar de continuar a cair em boas graças de quem não deve, lembrando-se mas ao mesmo tempo esquecendo-se da lição de Julian: "Toda a gente pode trair toda a gente".    

    Há um infindável número de reencontros com personagens do primeiro livro, por isso aconselho a lerem um a seguir ao outro, algumas tive dificuldade em recordar-me delas, outras fiquei satisfeito de voltar a encontrá-las.

    Sem tentar criar grandes spoilers, não gostei de uma das mortes que aconteceu neste livro, achei completamente desnecessária e "odiei" o final, mas eu percebo que isto é para obrigar as pessoas a lerem o próximo e eu devo dizer que já estou mais do que curioso para saber o que se segue nesta história.

    Tenho que salientar também que este livro está com uma tradução maravilhosa, não denotei nenhum erro e eu sou bastante atento (e até picuinhas com isso confesso), os capítulos não são pequenos mas também não são enormes, é uma leitura que flui com bastante facilidade sobretudo com tanta acção que nos deixa às vezes cheios de nervos. 

    Normalmente os segundos volumes das séries desagradam-me bastante, mas este foi muito bem conseguido, trazendo-nos coisas diferentes e não servindo-se apenas de ponto para o terceiro. 

Agora que venha o próximo e "Ergam-se, Vermelhos como a alvorada!"


Boas leituras! =)

Share:

11 comentários

  1. Parece interessante, tenho que ler! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Já ouvi falar desses livros, além da capa linda é mara!
    beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderEliminar
  3. É uma colecção que ainda penso em ler um dia! :) Feliz natal.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Não li nenhum dos dois mas parecem-me ser excelentes. Vou ter de procurar numa livraria :)

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    AVENTURA LITERÁRIA #6

    ResponderEliminar
  5. Li o primeiro e fiquei bastante reticente... Comecei o segundo, e fiquei entediada do início ao fim :( Ainda bem que gostaste e não sofreste o mesmo que eu xD
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  6. Muito bom!!


    Dizer que:Natal "Deveria ser o Ano inteiro"...Desejo para NÓS, e para todo o Mundo: Paz; Amor; Harmonia; Fraternidade; Compreensão; Saúde; Fé; Honestidade; e que nunca nos falte a Esperança. Extensivo aos vossos familiares e amigos

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Oláá! Tudo bem?
    Estou doida para ler essa série, tenho o primeiro volume. que bom que gostou desse segundo, já vi muita gente que não curtiu...
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Oie.
    Eu tenho o primeiro livro dessa série mas infelizmente não me sinto tentada a ler. Eu até comecei mas distopia não me chama mais atenção, então estou deixando de lado, vai que um dia rola.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderEliminar
  9. Parece muito interessante e eu gosto deste género de livros ;)

    Beijinho e um Natal muito feliz!
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que interessante! Gosto deste género, fiquei com vontade de ler o primeiro volume. :D
    Beijinhos e um feliz natal <3
    The Fancy Cats | Giveaway de Natal

    ResponderEliminar
  11. Bom dia! Essa serie é maravilhosa, amo cada detalhe nesse livro o triangulo amorosa, estou louca para ler o ultimo livro e saber com quem MARE fica no final, amo toda a adrenalina da serie, sempre bom encontrar quem compartilha do amor a leitura.

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.