Preparativos para o Natal 2017


    Como já referi algumas vezes aqui no blog, eu sou um completo fã do Natal, é a minha época preferida do ano, apesar de nestes últimos anos ser difícil entrar no espírito porque a questão família tornou-se um pouco inexistente, consigo sempre voltar a sentir a magia todos os anos como se fosse outra vez uma criança e o que mais me fascina (além das prendas, tanto dar como receber) é preparar a grande ceia de Natal, mesmo que seja só para nós os dois, faço sempre questão de fazer uma ceia requintada e bem composta.

    A decoração não vai ser muito diferente da que fiz o ano passado: Decoração de Natal 2016 mas gosto sempre de comprar novos apontamentos, este ano comprei umas borboletas brilhantes em bronze de dois diferentes tamanhos e umas fitas, para colocar na minha árvore que sempre foi um sonho ter uma enorme, dá trabalho montar esta monstra de 2,10 metros, mas fica tão gira e ainda comprei uns guardanapos de papel super giros da Renova.




    Já pensaram no menu da vossa ceia de Natal ou do dia de Natal? Eu como habitual gosto de criar a ementa com alguma antecedência juntamente com o namorado, para fazer a lista de compras antecipadamente e não perder muito tempo na loucura das compras.
    Este ano vou fazer receitas vencedoras cá de casa, já testei todas, excepto o "pseudo" tronco de Natal que me vou aventurar a fazer e recriar à minha maneira.

ENTRADA
   
    Bruschettas Margot
    Como já vou cozinhar muita coisa e é só para dois gatos pingados, vou apenas fazer de entrada umas bruschettas, faço muitas vezes mas a combinação que vou fazer desta vez é diferente, os ingredientes serão mozarella fresca, presunto, tomate cherry e presunto.

PRATO PRINCIPAL

    Lombo de Porco Assado com Batatas
    Esta é uma receita que faço muitas vezes e corre sempre bem, é o meu lombo de porco assado marinado 24 horas com especiarias, vinho branco e vinho do porto, uma verdadeira delícia, semelhante à receita que deixei aqui mas sem o abacaxi: Lombo de Porco Assado com Abacaxi

    Postas de Bacalhau assado com crosta de broa de milho e pimentos vermelhos, acompanhado com migas de broa e couve mineira. 
    Já fiz várias vezes estas postas e vou aproveitar a broa para fazer umas migas, vai ser a primeira vez que as faço porque era a minha mãe que costuma fazê-las.

SOBREMESAS/DOCES DE NATAL

    Rabanadas ao Vinho do Porto
    Eu sou completamente viciado nestas rabanadas e o namorado também, eram as preferidas da minha família quando eu as fazia, acabavam sempre primeiro que as tradicionais, se nunca fizeram ou provaram, aconselho vivamente, vejam a receita que deixei aqui: Rabanadas ao Vinho do Porto

    Arroz doce (sem lactose)
    Este doce é o preferido do namorado e quando arrisquei a fazer com bebida vegetal de coco, ele gostou mais que o tradicional, o sabor mantém-se e é mais leve, já deixei a receita aqui: Arroz Doce à moda de Coimbra (à minha moda)

    "Tronco" de Natal
    Esta é uma receita que tenho na cabeça e vai ser um pouco inventada, estou a pensar em usar de base uma torta mais saudável e equilibrada do livro "Prazer Sem Pecado" e estou a pensar recheá-la com creme pasteleiro e canela ou com creme pasteleiro e raspas de chocolate.



Espero que tenham um Natal cheio de magia =)

Share:

40 comentários

  1. A árvore ficou muito gira.
    E a ceia parece deliciosa.

    ResponderEliminar
  2. Que árvore lindaaaa!
    Nossa vai ser uma ceia bem recheada! Que delícia!!
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  3. Ana Marques15/12/17, 01:35

    Está tudo encarreirado!

    ResponderEliminar
  4. ahh Tiago babando nessa sobremesa! Nossa, super quero. Eu acho o Natal triste, mas gosto da época que antecede o feriado! E a árvore tá linda demais, adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  5. Obrigado :D

    Eeena, tanta pompa e circunstância :D gosto disto!
    A árvore está do mesmo tom que a minha :P

    NEW REVIEW POST | When do GREEN CLAY MASK and turn the SHRECK. :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. obrigada pelo comentário <3
    essa árvore está super gira, adorei :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Que linda que ficou a tua árvore! A minha também é assim grande e este ano ficou parecida com a tua. Só não usei borboletas nem fita, usei pérolas douradas e um festão vermelho! Quando era miúda sempre sonhei com uma árvore grande e quando casei comprei a maior que havia! Agora tenho saudades de ter uma natural como em casa dos meus pais quando eu era miúda. Aquele cheirinho do pinheiro natural era magnífico! Todos os anos faço uma árvore diferente, vou reutilizando aquilo que há cá por casa e todos os anos compro um apontamento diferente. Este ano queria fazer uma árvore em tons de azul mas não encontrei decorações dessa cor! Em anos anteriores havia de sobra, agora que eu queria não havia nada, é sempre assim! Acabei por fazer em vermelho e dourado, é um clássico e na verdade acho que é a conjugação mais bonita e deslumbrante! Espalho decorações por quase toda a casa, na verdade tenho imensas, nunca chego a usar todas! Eu adoro o Natal! Sinto-me novamente criança! Eu dispenso a parte das prendas, não gosto muito do Natal consumista. Por mim comprava só prendas para as crianças! No Natal adoro os aromas, os sabores, as luzes, as músicas, adoro a ceia, adoro a missa do galo. Aliás, para mim se não houver missa do galo não é a mesma coisa! A consoada costuma ser quase sempre na minha casa. O ano passado reuni a família toda da minha parte, este ano é uma coisa mais simples, apenas com a malta cá de casa, os meus pais e sogros. Os meus sogros são umas pessoas muito pouco natalícias, nunca incutiram esse espírito ao meu marido. Nunca nos convidam para lá irmos, mas estão sempre à espera de serem convidados para cá virem. Como se eu é que tivesse obrigação de cozinhar para eles nessa noite. O ano passado resolvemos não os convidar para a noite de natal pois eles nunca colaboram, chegam cá, sentam e comem e a seguir dizem que estão muito cansados e que tem de ir para casa dormir. Eu é que passei o dia na cozinha a trabalhar e eles é que estão cansados! Não querem é fica a ajudar a arrumar! Convidamos sempre para irem à missa do galo connosco, recusam e ainda nos criticam. Como que não tivéssemos o direito de fazer o que gostamos na noite de natal! Por isso o ano passado ficaram de parte na noite de natal para ver se percebiam a sorte que têm... E na verdade foi uma consoada muito mais feliz para nós pois detestamos fazer fretes. Depois convidei para virem no ano novo, afinal são os pais do meu marido, mas ainda pregaram recados. Como vês nenhuma família é perfeita, infelizmente. O que é uma pena. Não há mesmo famílias perfeitas. O importante é passar o natal em paz e harmonia, com aqueles que gostam de nós. Um grande beijinho e um feliz natal para vocês, cheio de paz e amor! E um ano novo muito próspero e repleto de concretizações!

    ResponderEliminar
  8. Perdi-me e alonguei-me nas decorações de natal e esqueci-me de falar sobre a ementa! Para este ano tenho: (não vou fazer entradas) vou fazer polvo à lagareiro, bacalhau de natas, lombo de porco recheado com bacon, nozes e ameixas secas (é uma delícia este lombo) e uns bifes de frango que ainda não decidi bem como vou fazer (apenas por causa dos miúdos que gostam de umas coisas mais simples). Para acompanhamento vai haver batata doce, um couscous especial e as migas soltas de broa, couve e bacon. Para sobremesa, embora não tenha ainda conseguido decidir entre as opções que escolhi, acho que vou fugir aos tradicionais doces de natal (embora na minha mesa vá haver bolo rei e bolo de natal à moda dos Açores) talvez faça um pudim de coco com merengue e calda de chocolate, e uma espécie de tiramissú com Baileys. Quanto ao tronco de natal, desde que fiz a versão saudável que publiquei o ano passado (vai lá espreitar no separador Natal), nunca mais quis outro. É uma receita super fácil, deliciosa e que nem parece saudável, e que me corre sempre bem. O ano passado aproveitei-o para usar como bolo de aniversário para o meu marido que faz anos dois dias antes! É uma chatice fazer anos no natal! E é isto! Parece muita comida, eu sei. Somos 6 adultos e 3 crianças. Mas eu gosto de fazer a mais, assim no dia 25 podemos ficar a malandrar sem ter de me preocupar em cozinhar. Assim é só aquecer! O Natal não é só passar os dias na cozinha, é também passar tempo de qualidade com os nossos amores! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Excelente esse menu!
    Gostei muito da tua árvore de Natal!
    Bom fim de semana.
    OLHAR D'OURO - PHOTOGRAPHY

    ResponderEliminar
  10. Oi Thiago, sua árvore ficou super linda, parabéns!
    Blog Entrelinhas

    ResponderEliminar
  11. Excelente menu! A árvore ficou bem gira! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Nossa adorei bastante a tua decoração
    gostei de saber como vai ser um pouco o teu natal
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito da tua decoração. Também me agradou bastante o menu! Há lugar para mais uma ?? Looooool :)

    Beijo e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. A Árvore de Natal está linda e a ementa parece deliciosa. Eu estou nos preparativos do jantar de Natal, a ementa está feita, algumas compras também já foram feitas, mas ainda faltam algumas coisas. Boas Festas.

    ResponderEliminar
  15. Sua árvore está linda! Adorei o menu que servirá no dia! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  16. Que linda a árvore! :) E adoro toda essa organização. Sou igual. AHAHAH.

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Já está tudo encaminhado :)
    Beijinho*

    carolinarodi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Que ementa deliciosa, até dá vontade de ir jantar a tua casa. ;) E a árvore está linda. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  19. Adoramos esta época a arvore está encantada :)
    Beijinhos, https://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. As decorações estão lindas! Ainda bem que há mais pessoas que gostam tanto do Natal como eu. :D

    ResponderEliminar
  21. A vossa árvore de Natal corresponde ao meu ideal de árvores de Natal, mas que nunca tive oportunidade de fazer/ter. Está mesmo muito bonita!
    Já agora, gostei da ementa e gostaria de, mais tarde, conhecer a tua versão da receita do tronco de Natal. :)

    ResponderEliminar
  22. A tua árvore é tão linda! Perfeita e tão tradicional mas ao mesmo tempo moderna. E a ementa deixou-me de água na bocaaa :p

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um Black Opium da Yves Saint Laurent!

    ResponderEliminar
  23. Adoreiii o post! Adoro o Natal!
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderEliminar
  24. Oi Tiago,
    Ah aqui eu amo o Natal, mas como moro com meus pais...não é mais como antes, eles super ficaram desanimados com a data no decorrer dos anos.
    Amei sua árvore ficou linda e já quero provar essa rabanada banhada no vinho sos

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderEliminar
  25. o natal este ano vai ser aqui e eu estou super entusiasmada!!

    beijinho

    Mimi in the Mirror

    ResponderEliminar
  26. Que decoração de arvore maravilhosa!
    Ótimos preparativos.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. A árvore está tão gira! Adoro esta época do ano, é sem dúvida a minha preferida. :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Sua árvore esta linda demais. E é tanta coisa gostosa que você vai fazer, que eu estou querendo passar o Natal aí rs. Beijos.
    Charme-se

    ResponderEliminar
  29. Oi, Tiago

    Que linda a sua árvore! *-* Meu sonho é ter uma árvore grande assim.
    E seu cardápio natalino está de dar água na boca. Eu amo rabanadas, mas nunca comi desse jeito. Aqui o máximo que fazemos é rechear com doce de leite. Hahah

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar
  30. 3 pontos a referir:
    1) A árvore de natal ficou super gira;
    2) Namorado? Noivo se faz favor!! :D
    3) Adorei é a ementa, tudo delicioso!!

    ResponderEliminar
  31. Que linda a sua árvore, grandona! Meu sonho é ter uma dessas hahaha uau, que chique a sua ceia! A única certeza que tenho da minha é que a sobremesa vai ser torta de maracujá ou de limão hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  32. Concordo com você
    As pessoas têm banalizado essa época tão linda.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  33. Mas que boa ementa a tua :) que bonita que está a tua árvore
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  34. Adorei a ideia da ementa, que fixe! A árvore ficou super gira, a lá de casa também tem essa altura toda e é sempre engraçado montar as decorações :D

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  35. Ai, que lindezas! Quero apertar essa postagem! Tão casa, tão família, tão união, tão coração. Que encanto!

    semquases.com

    ResponderEliminar
  36. Gente, sua árvore ficou lindaaaaa *----*
    E essa ceia tem cara de ser tudo muito gostoso.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderEliminar
  37. Adorei a árvore, ficou tão bonita!
    Quanto a ementa parece deliciosa, mas graças a deus não tenho de cozinhar (senão coitados dos convidados que acabavam a comer pizza xD) é só chegar à casa da mamã e comer ahah x)

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.