Livro-te: Mil Vezes Adeus de John Green (Opinião)


    Uma das minhas mais recentes leituras foi um dos livros que estava na minha wishlist desde que ele saiu, foi um dos meus presentes de natal, o"Mil Vezes Adeus" do autor John Green publicado pela Edições ASA, uma história young-adult que traz para a discussão a ansiedade e o TOC.


Título em Portugal: Mil Vezes Adeus
Título Original: Turtles All the Way Down
Autor(a): John Green
Nº de Páginas: 368
Lançamento: 11/2017
Editora: Edições ASA

Sinopse:
    Não era intenção de Aza, uma jovem de dezasseis anos, investigar o enigmático desaparecimento do bilionário Russell Pickett. Mas estão em jogo uma recompensa de cem mil dólares e a vontade da sua melhor amiga Daisy, que se sente fascinada pelo mistério. Juntas, irão transpor a distância (tão curta, e no entanto tão vasta) que as separa de Davis, o filho do desaparecido.
    Mas Aza debate-se também com as suas batalhas interiores. Por mais que tente ser uma boa filha, amiga, aluna, e quiçá detective, tem de lidar diariamente com as suas penosas e asfixiantes «espirais de pensamentos». Como pode ser uma boa amiga se está constantemente a pôr entraves às aventuras que lhe surgem no caminho? Como pode ser uma boa filha se é incapaz de exprimir o que sente à mãe? Como pode ser uma boa namorada se, em vez de desfrutar de um beijo, só consegue pensar nos milhões de bactérias que as suas bocas partilham?
    Neste tão aguardado regresso, John Green, autor premiado de A Culpa É Das Estrelas e À Procura de Alaska conta, com dolorosa intensidade, a história de Aza, numa tentativa de partilhar connosco os dramas da doença que o afecta desde a infância. O resultado é um romance brilhante sobre o amor, a resiliência, e o poder da amizade.
_______________________________

    Tenho que começar por dizer que este livro deixou-me numa dualidade de sentimentos, em todos os livros de John Green procuro aquilo que senti com o "A Culpa é das Estrelas" que na verdade de todos os que li do autor, é o único livro que gostei, deste "Mil Vezes Adeus" não posso dizer que desgostei, gostei muito da história mas sinceramente estava à espera de muito mais, depois de ver tanta gente a tecer tantos elogios tinha expectativas muito elevadas que não foram correspondidas.
    Aza é uma jovem adolescente que sofre de ansiedade e TOC severos, a doença é grande parte do que ela é, é claro o seu sofrimento tal como é claro a sua dificuldade em manter as relações com as pessoas que a rodeiam.
    O pai de Davis é procurado pela policia, fugiu e desapareceu misteriosamente, existe uma recompensa para encontrá-lo de 100.000 dólares, então Aza e a sua melhor amiga Daisy decidem começar a investigar por conta própria com o objectivo de ganhar a recompensa para terem dinheiro para a universidade.
    O problema é que Aza não só conhece Davis, como já foram amigos quando eram mais novos, poderá esta amizade impedir Aza de avançar? Poderá tornar-se mais do que amizade? Como poderá ela ter uma relação se nem consegue imaginar alguém a tocar-lhe com um dedo, sem ter logo vontade de se desinfectar?

    "Cuido de mim. Quanto mais solitária, sem amigos e sem apoios estou, mais me respeito."
- Charlotte Brontë, pág. 64

    John Green sempre a trazer-me leituras frustrantes, acabo sempre com a curiosidade de ler os seus livros na esperança de voltar a encontrar um maravilhoso “A Culpa é das Estrelas”, mas sem sucesso.
Apesar das minhas expectativas serem demasiado altas e não terem sido correspondidas, eu gostei deste livro, identifiquei-me um pouco com a Aza no quesito da sua doença mental, mas esse facto deixou-me muito frustrado, porque fui lendo sempre numa perspectiva optimista e o livro dá-nos um banho de realidade, por vezes queremos que o mundo seja cor-de-rosa, mas ele não o é e John Green atira-nos isso à cara nesta história.
    Para aquelas pessoas que adoram citações, o livro traz-nos algumas bem interessantes, muito devido ao blog que o Davis escreve e vai actualizando, que começa sempre com uma.
    Sinceramente queria mais romance... Faltou-me algo... O problema de Aza cria uma falta de intimidade e proximidade com os outros personagens, torna-se num egocentrismo por vezes difícil de lidar, eu sei que é a doença, mas torna-se difícil de se envolver na história. Nota-se bem a minha "bipolaridade" em relação este livro? Gostei dele, mas não consigo deixar de lhe apontar os defeitos.
    E depois aquele final? É para deixar-me completamente louco... Acho que se o final fosse mais do meu agrado teria adorado muito mais este livro. 

"Em duas palavras posso resumir tudo o que aprendi sobre a vida: ela continua."
- Robert Frost, pág. 192



Primeiro item do Desafio Literário 2018 cumprido! :)


Boas leituras! =)

Share:

27 comentários

  1. Fantástico post! Amei

    Beijos e um dia feliz

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Ainda não li esse livro do autor, mas estou curiosa.
    Já esta na lista de leitura.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Adorei a história, tenho transtorno de ansiedade e TOC também (quase sempre andam juntos) e acho extremamente importante livros nessa temática.
    Amei também a capa desse livro (muito delicada) e amei mais ainda a composição da sua foto! Série, ficou linda, as cores do colarzinho e do livro se completam <3
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ótima resenha dica maravilhosa, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  5. Uau!!! Fiquei curiosa ,precisa de um estímulo e encontrei 😘adorei as dicas.

    ResponderEliminar
  6. Que presente de natal maravilhoso esse livro é magnífico, gostei de conhecer ele, tenha um ótimo dia bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/


    ResponderEliminar
  7. obrigada pelo comentário <3
    costumo adorar os livros desse autor :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia esse livro e após ler o que escreveste fico na dúvida se iria gostar de ler ou não...
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Oi Tiago, por aqui foi lançado com outro título e estou super curiosa pra ler justamente pelo tema do TOC. Apesar do final, que bom que vc curtiu a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia esse livro.
    Aparenta ser maravilhoso!
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. A doença mental tem muito que selhe diga e eu sou um exemplo qualquer dia falo sobre o meu problema no blog.
    Mas há esperança porque eu curei me...
    Continua com as boas leituras..
    Xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Great post! Love it!

    f4f on blog? (let me know)

    teenorchild.blogspot.hr/

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia esse livro, mas parece bem bacana!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  14. o meu favorito do John Green é o "An Abundance of Katherines" é mesmo giro, devias ler! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  15. Amei e tenho o livro A culpa é das estrelas, mas mais nenhum livro me chamou tanto atenção como este!
    beijinho
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  16. Gosto imenso deste autor! E até agora os filmes adaptados também não me desiludiram! Vou tentar pesquisar mais sobre o livro, ainda por cima queria comprar alguns e aproveito :)
    Beijinho*
    http://fine-alchemy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Oi, Tiago!
    Quase não reconheço o livro. O título BR ficou bem diferente.
    Eu já fui mais fã do John Green, mas hoje em dia não tenho tanta vontade de ler..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  18. Ando tão curiosa com esse livro! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Fiquei super curiosa com a história. :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Estou encantada com a resenha, amei e já quero um livro para mim. :D

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook

    ResponderEliminar
  21. Olá,
    Nossa eu já estava pensando que esse livro ainda não tinha sido lançado aqui no Brasil dai li o original. Ficou bem diferente as traduções hehe. Eu não consigo gostar do autor, li 4 dele e não gostei de nnehum até agora, nem de ACEDE. Por isso não lerei.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  22. Estou louca pra ler esse livro, não sei se foi a sua opinião, mas só quero ler porque vi a sua resenha haha me chamou muito a atenção os detalhes que citou, só estou com medo de John me fazer sair do meu mundo imaginário... Mas acho que vou me arriscar assim mesmo. A curiosidade fala mais alto quando se trata de livros haha
    Amei a resenha, ficou maravilhosa, de verdade ❤️

    Jardim de Palavras

    ResponderEliminar
  23. Acabei esse livro não faz nem 12 horas, mas estou pronta para debater! Olha, confesso que fiquei meio desanimada com o John Green depois que li ACEDE e amei, mas O Teorema Katherine e Quem É Você Alasca foram decepcionantes. Então com esse livro, foi um tiro no escuro que funcionou. Me identifiquei DEMAIS com a Aza, pois tenho ansiedade e ataques de pânico e o romance dela foi muito familiar pra mim, principalmente o final. Acho que foi totalmente merecedor, sabe? Aza mereceu aquilo, ela não extrapolou seus limites e isso é incrível. Gostaria de um final mais elaborado? Sim! Mas me impressionei demais com esse livro. É definitivamente um dos meus favoritos da vida <3

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderEliminar
  24. É um livro que pela capa e pelo titulo não me capta muita atenção mas depois de ler a sinopse fiquei curiosa!

    Beijinhos, Hellen ❤
    https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Eu já li 3 livros do John Green e gostei de todos eles. O meu favorito não é A culpa é das estrelas, e sim O teorema Katherine. Adoro esse livro de mais. Estou louca pra ler esse que aqui no Brasil se chama tartarugas até lá embaixo. Ainda não comprei ele, mas quero comprar logo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
  26. Olá! Tudo bem?
    Passando aqui pra convidar você a conhecer o meu blog.
    Adorei conhecer o seu desafio literário!
    Confesso que não sabia desse livro, mas depois da sua resenha coloquei na minha lista de leitura.
    Um abraço,
    Thamiris Nunes ~ miiistoquente

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.