Livro-te: A Herdeira dos Olhos Tristes de Karen Swan (Opinião)


     A minha mais recente leitura foi o livro "A herdeira dos olhos tristes" da autora Karen Swan que foi publicado pela editora Clube do Autor que gentilmente me enviou um exemplar e à partida este romance tinha todos os ingredientes que gosto numa leitura, romance, viagens (sobretudo Itália), mistério e história, posso dizer que não só correspondeu às minhas expectativas, como as superou totalmente, adorei. 


Título em Portugal: A herdeira dos olhos tristes
Título Original: The Rome Affair
Autor(a): Karen Swan
Nº de Páginas: 464
Lançamento: 01/2018
Editora: Clube do Autor

Sinopse:
A verdade por trás das aparências. O testemunho de um amor escondido nos túneis de Roma.

    1974. Elena Damiani é uma herdeira rica e bela, com tudo para ser feliz. Contudo, aos vinte e seis anos já vai no terceiro casamento e uma juventude repleta de cicatrizes. Quando conhece o homem que parece ser o seu par perfeito, percebe que ele é precisamente o único homem que ela não pode ter, e nem todo o dinheiro do mundo é capaz de mudar essa circunstância.
    Mais de 40 anos depois, a jovem Francesca vive la dolce vita. Antiga advogada, foi para Roma em busca de uma nova vida. Um acaso fortuito leva-a ao Palazzo Mirandola, onde conhece a famosa Viscondessa Elena dei Damiani. A empatia entre ambas é imediata e Francesca fica fascinada pelo mundo de Elena, pelo seu passado e pelas suas incríveis histórias.
    Quando a Viscondessa a incumbe de narrar a sua extraordinária vida, Francesca entra num mundo de privilégios, aparências e excessos. Mas só quando um valioso anel de diamantes é encontrado num túnel antigo da cidade, mesmo por baixo do Palazzo, é que Francesca percebe a rede de mentiras que envolve Elena. A braços com o seu próprio passado tortuoso, Francesca é incapaz de ignorar a verdade, revelando um segredo antigo que pode mudar muitas vidas…

    Os leitores dizem que se trata de um romance de leitura compulsiva, uma obra contemporânea tão convincente quanto fascinante. No site Goodreads há quem o classifique como um livro "inteligente, enigmático e hipnotizante sobre o poder do amor e tudo aquilo que somos capazes de fazer por ele."
____________________

    Este livro conta a história de duas mulheres de gerações diferentes, as suas vidas cruzam-se numa praceta na bela cidade de Roma, uma mora numa pequenina e velha casa, a outra no Palácio em frente.

    Francesca é uma jovem ex-advogada inglesa, que decidiu largar a sua vida e ir viver para Roma, trabalha como guia turística na cidade e escreve um blog chamado "The Rome Affair", na sua vida quotidiana encontra uma mala de marca no caixote do lixo em frente à sua casa, que continha uma carta misteriosa dentro dela, percebeu através da sua senhoria que essa mala pertencia a alguém que morava no Palácio e é aí que a sua vida se cruza com a da princesa Elena, uma americana de 70 anos que se tornou princesa após ter casado com um visconde italiano.

    Elena teve uma vida cheia e decide fazer uma biografia da sua vida, para esse efeito contrata Francesca para a escrever, numa teia de conversas que nos faz percorrer o livro, entre o presente e o passado, que vai contando ao longo dos anos a vida de uma socialite na América, a vida de glamour junto aos artistas, dinheiro, relacionamentos e muitos segredos que se vão desvelando. 

"Um desejo de liberdade ou a fuga de uma vida que não se desejou."

    Francesca guarda um segredo terrível, que a fez deixar advocacia, a sua vida... Elena guarda um segredo terrível que pode desabar os alicerces daquele palácio, sobretudo se os túneis debaixo dele começarem a revelar o que Elena quis esconder.

    O amor também paira nestas páginas, nas suas mais diversas formas, pelos amores e desamores de Elena ao longo da sua vida e uma nova paixão para Francesca, Nico, o que começa com uma implicância mutua, eles irritam-se um ao outro, mas a atracção é fatal, mas será que essa relação pode sobreviver quando os segredos forem revelados?

    A par das histórias principais a autora também nos apresenta personagens mais secundários mas igualmente deliciosos, os três melhores amigos de Francesca, Alé, a que tem dificuldade de ter uma boa relação, Guido, o amigo gay que gosta de moda e é o sensato do grupo e Matteo, basicamente o playboy. Encontramos também a senhoria de Cesca, a Senhora Dutti e a senhora do restaurante em frente a Senhora Accardo, representadas como as mulheres tipicamente italianas na sua maneira de ser e estar.

    Apesar de ser um livro com quase 500 páginas, o livro lê-se tão bem, tão rápido, a leitura é bastante fluída, um pouco compulsiva, não queremos largar o livro, muito a isso se deve os capítulos serem pequenos, assinalados no seu início com as datas respectivas, entre o presente 2017 e o passado pelas décadas 60/70/80 e afins, que é feito com muita mestria. Ficamos completamente agarrados ao livro desde a primeira até à última página. Para uma leitura mais prazerosa também é importante que a tradução seja muito boa, como é o caso, de se tirar o chapéu.

    Desengane-se quem parte para este romance a pensar que vai ter uma história previsível, esta é uma história carregada de segredos e reviravoltas, a autora brincou forte e feio com as minhas intuições e eu adorei isso, adoro que uma leitura me surpreenda, me desafie, que seja imprevisível, que me engane! Este romance foi uma verdadeira e feliz surpresa, recomendo a todos os que gostam de um bom romance.



Boas leituras! =)

Share:

20 comentários

  1. Gostava muito de ler este livro!!

    Beijo e um dia feliz

    ResponderEliminar
  2. Que vidas tão distintas e tão semelhantes ao mesmo tempo, que delícia de livro!
    Beijinho

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  3. É maravilhoso quando um livro consegue superar todas as nossas expectativas! Confesso que este não conhecia, mas deixaste-me curiosa

    r: Pois, sendo assim é normal :)

    ResponderEliminar
  4. Oi!

    Adoro livros que contam histórias que se cruzam e os personagens acabam conectados. Parece mesmo ser uma leitura rápida que flui fácil de tão envolvente. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Adorei a temática descrita e algumas complexidades que as personagens parecem ter, esse encontro de gerações me deixou bastante curiosa pra ver como termina!Parabéns pela resenha ;)

    http://www.leiapop.com/

    ResponderEliminar
  6. Oi Tiago, acho que é a primeira vez que vejo divulgação desse livro. Gostei da trama, embora a personagem pareça não ter muita sorte no amor à princípio rs já fiquei um pouco com pena dela rsrsrsrs mas acho que é um tipo de livro que me envolveria bastante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  7. Fiquei super curiosa com a história... e adoro Itália ...
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  8. Depende. Há óleos secos que não tornam o cabelo pesado :) Passa tudo por uma questão de testes eheh

    Não conhecia mas fiquei bastante tentado a ler!

    NEW BRANDING POST | KIKO MILANO: OMG!!! THE NATURAL COLLECTION :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  9. obrigada pelo comentário <3
    não conhecia, mas parece ser excelente :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Eu não curto romances, mas esse parece interessante!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  11. QUE LIVRO HEIN! Amei conhecer

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Que bela sugestão! Tenho que ler a obra! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Olá! Com base em sua resenha, acredito que este livro seja muito instigante! Gostei muito da maneira como você expressa suas impressões sobre ele! Amei a originalidade do seu blog!

    http://mmdesegundo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Oi, Tiago!
    É ótimo quando os autores nos surpreendem e a leitura excede expectativas.
    Fiquei bem interessada na história, principalmente pelas reviravoltas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  15. Olá,
    O livro parece ser muito bom, mas acho que não tem por aqui, não lembro de ter visto ele. E quando a história é boa a gente nem percebe o tamanho.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  16. Oi, Tiago!
    Eu amo livros com capítulos pequenos. A leitura flui muito melhor, né?
    E fiquei surpresa quando você disse sobre as reviravoltas, pois não é o que parece quando batemos o olho nele! Que bom que você gostou :)
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia o livro, será que tem no Brasil?
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  18. Não conhecia fiquei curiosa com o livro
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Parabéns pela bela postagem, Tiago! E parabéns pelo excelente espaço.


    FELIZ PÁSCOA
    Autor: Laerte Sílvio Tavares


    Que a luz da ressurreição

    De Cristo Nosso Senhor

    Brilhe no teu coração

    E se refrate em amor,


    Permeando a tradição

    De fé, a dar esplendor

    Às festas pascoais que são

    Frutos da Paixão e dor


    Transformadas em alegria

    De Madalena, Maria

    E de toda a humanidade!


    Feliz Páscoa, pela via

    Do amor – nossa luz e guia

    Na fé e na caridade!


    Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.