Livro-te: Pássaro que Voa de Claudio Hochman (Opinião)


    Fui contactado recentemente pelo próprio autor do livro "Pássaro que Voa", Claudio Hochman, que a par com a editora Livros Horizonte deram-me a oportunidade de ler o livro, tenho que agradecer porque não só foi uma boa surpresa, de um género literário que não estou acostumado, como é um livro cheio de emoções.

Título: Pássaro que Voa
Autor(a): Claudio Hochman
Nº de Páginas: 120
Lançamento: 01/2018
Editora: Livros Horizonte
Sinopse:
"Quase em segredo, disse-me que o sonho mais típico era o de voar. Os imigrantes sonham que voam. É uma maneira de poderem regressar à sua terra sempre que quiserem, sussurrou-me."
Cinquenta depoimentos, Ficções misturas com realidade, por vezes dura. As migrações: um dos grandes problemas actuais tratado com uma criatividade afectiva que não esquece a dureza do tema.
__________________________________


    Começar por dizer que tenho alguma dificuldade em classificar este livro no seu público alvo, se por um lado à primeira vista diria é um livro infantil, por outro lado acho que só da adolescência em diante é que poderiam perceber as mensagens que estão em cada história relatada, aliás acho mesmo que são histórias que fazem qualquer adulto reflectir.
    Este livro é um conjunto de histórias que tem por base as imigrações, emigrações e migrações, cada história com a sua bonita ilustração feita pela Carlota Madeira Lopes, que na altura tinha 11 anos.



    Há histórias felizes capazes de nos deixar um sorriso no rosto, mas há muitas que na verdade são muito duras, que tocam em temáticas sensíveis, como o racismo, a xenofobia, o preconceito, a pobreza, a saudade... Por vezes deixaram-me incomodado, no bom sentido, espicaçaram-me, obrigaram-me a encarar de frente a realidade, a reflectir.

"É verdade que estamos sós. Que os nossos filhos não têm cá nem os avós, nem os tios, nem os primos. Que ninguém os vê crescer e nós não vemos crescer os filhos dos outros. Que não podemos estar com os nossos pais nos momentos mais difíceis. Mas nada disso importa. Estamos bem. Sem sentido de humor, sem sentido nenhum, mas estamos bem."

    Não estou acostumado a ler este tipo de livros, mas só posso dizer que gostei muito, tanto que tentei ler lentamente, um pouco de cada vez para aproveitar bem o livro, história a história, saboreando tudo o que autor tinha para oferecer.
    O livro é pequeno, portanto a sua leitura é muito rápida, as ilustrações são muito bonitas e é divido em duas partes, a primeira com as histórias que nos dão a conhecer cada pessoa em particular e a segunda parte com histórias que nos trazem continuações, encontros, desencontros e ligações entre algumas das pessoas. 

    Para alguém como eu que não tem a família por perto, sei bem o peso da distância, da saudade, a minha progenitora vive na França, o meu pai na Suíça com um dos meus irmãos, outro irmão está na França, a minha irmã apesar de viver em Portugal, vive a 300km de mim... muitos tios, primos, amigos vivem fora de Portugal e eu não consigo nem imaginar o que isso é, o sentimento de estar longe da sua terra, das suas pessoas...

    Este é um livro carregado de emoções, uma boa surpresa, ideal para quem precisa de deitar abaixo algumas barreiras, libertar-se de alguns preconceitos... Encher o coração e lavar a alma.



Boas leituras! =)

Share:

10 comentários

  1. Brilhante postagem!! Amei!


    Beijo e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. awww que livro fofo , adoro este tipo de livros mesmo muuuuito !
    compraria sem duvida :)
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns, confesso que não conhecia
    Beijinhos
    Novo post (Review Creme Corporal?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Oi, Thiago
    Estou também dando mais oportunidades a livros com o foco em público infantil e infanto-juvenil, e tenho me surpreendido muito. Sinceramente são livros que a princípio parecem despretensiosos mas que mexem com o que a gente enxerga do mundo.
    Beijos

    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderEliminar
  5. Oi Tiago! Eu adorei a capa! Lendo a resenha parece um livro infantil com mensagem para todas as idades. Eu tb não costumo ler livros do gênero, mas parece bem bacana!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  6. Oi, Tiago! Tudo bom?
    Gosto muito desses livros infantis que passam mensagens tão bonitas, e que valem para todas as idades. Parece ser bem o caso desse. A capa é uma gracinha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderEliminar
  7. Great post, I like it 🙂

    new post
    http://mensfashionobsession.com/

    ResponderEliminar
  8. Fiquei extremamente curiosa com este livro *.*

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Não conhecia o livro. Mas parece bom... Vou procurar por aqui.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Oi, Tiago!
    O livro parece ser bem tocante. Anotei a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.