Livro-te: Sorrisos Quebrados de Sofia Silva (Opinião)


    "Sorrisos Quebrados" da autora Sofia Silva era um livro que eu já queria ler há muito tempo, desde que o vi lançado no Brasil apaixonei-me de imediato por esta capa e não só fiquei feliz por terem-no publicado em Portugal, como adorei que tivessem mantido a capa, é um livro que acho que se pode catalogar no género "new adult", um romance, um drama... uma história que podia ser real.


Título: Sorrisos Quebrados
Autor(a): Sofia Silva
Nº de Páginas: 256
Lançamento: 05/2018
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
    Mais de 1 milhão de leituras na plataforma online Wattpad em apenas 1 ano Paola está num momento chave da sua vida. Vai ter de decidir se quer continuar a viver ou se vai deixar-se morrer às mãos do homem por quem um dia se apaixonou e com quem veio a casar. Como foi possível que aquele homem bem parecido, poderoso e deslumbrante se tornasse no monstro que a está a destruir? Mas Paola decide viver.

    E, no mais improvável dos lugares, vai encontrar de novo a luz e descobrir que, afinal, é possível amar outra vez. Sorrisos Quebrados marca a estreia de Sofia Silva na escrita de ficção. Um romance sobre violência doméstica, abuso sexual e as segundas oportunidades que a vida por vezes reserva.
_________________________________________


    Esperava sinceramente um romance cor-de-rosa e de facto, este livro não correspondeu a essa realidade, o que me fez gostar ainda mais dele foi essa surpresa, é quase como se fosse um palácio em ruínas, uns vêem apenas destroços outros vêem a sua beleza.

    Esta é uma história de amor, nas suas mais diversas formas, começando naturalmente pelo amor próprio, o amor pelo outro, o amor pelos filhos, o amor pela vida. É uma história de coragem e superação, de transformar dor em vida. Este livro é um bom drama que preencheu todos os requisitos que gosto numa leitura e além disso está recheado de passagens tão bonitas, que dá vontade de espalhar essas citações.


"Passei a ter receio de respirar perto dele, ou parar de respirar nas mãos dele."

    A autora apresenta-nos as primeiras páginas deste livro como um verdadeiro murro no estômago e sem aviso prévio, entramos numa espiral de violência que culmina na quase morte de Paola, que fica desfigurada e com cicatrizes por todo o corpo, quando o seu marido tenta mata-la. Paola sofre de violência doméstica e no dia que ganha forças para fugir, quase foi o seu fim.


"Às vezes, encontramos conforto no lugar que um dia tememos."

    Paola está internada na Clínica há alguns anos por opção, passa os seus dias a pintar e um dia conhece Sol, um pequeno raio de luz, filha de André, um homem alto e robusto. Entre a pequena menina e Paola cresce um forte sentimento inexplicável, talvez pelas suas semelhanças, Sol foi magoada no passado e não consegue se relacionar com outras crianças, com outros adultos, excepto o seu pai e os seus avós.


"Às vezes, precisamos olhar para as pessoas com o coração e não com os olhos, pois só assim vemos quem realmente são."

    Há traumas difíceis de ultrapassar, há marcas difíceis de apagar, as físicas que Paola enverga são impossíveis de disfarçar e as emocionais, precisam de sarar pouco a pouco.
    A paixão entre ela e André é inevitável, mas existem questões que os impedem de construir uma relação, ela não consegue confiar que um homem não a vai magoar e ele não quer voltar a confiar numa mulher que quase lhe destrói a vida.

    É uma história que se lê num instante, por vezes difícil de encarar, sobretudo com temas tão pesados como a violência doméstica e o abuso infantil, mas é viciante, é bonita, tem analogias lindas, com momentos verdadeiramente irresistíveis, uma pitada de erotismo mas com muito bom gosto e os personagens são deliciosos, é fácil sentir uma enorme empatia por Paola e é muito fácil apaixonarmo-nos pelo querido André, aquele gigante com um coração meigo e protector.


"O universo pode ser um lugar escuro, mas basta uma estrela para o iluminar."

    Correspondeu a todas as minhas expectativas, gostei muito desta leitura e estou curioso para ler os próximos 3 volumes que a autora vai lançar desta série, segundo ela são leituras independentes mas que têm ligações entre eles e que o último explicará algo que mudará a visão de toda a série. 


"Juntos descobriremos que os sorrisos mais lindos estão escondidos nos rostos mais tristes."



Boas leituras! =) 

Share:

27 comentários

  1. interessante!!

    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante desse livro!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito desse livro, a capa é maravilhosa!

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  4. So interesting post darling!

    Malefica

    ResponderEliminar
  5. A minha curiosidade em relação a este livro já era muita e acabou de aumentar!

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia esse livro, mas fiquei bem intrigada com ele! :)

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  7. É verdade sim, Tiago. Comigo também funciona muito assim, mas é bom porque acaba por ser uma motivação. :)
    Muito obrigada seu simpático!! :D
    Gostei de saber mais do livro. Tenho uma amiga que é escritora de romances, ela tem os livros na plataforma Wattpad e penso que irias gostar muito do registo, tendo em conta que é semelhante. O nome dela é Cátia Grenho. :)
    Beijinho

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  8. Oi, Tiago

    Eu infelizmente não gostei. Esperava algo muito mais profundo, a partir de um momento achei que focou muito mais no sexo e achei o drama de André com a ex-esposa muito mal trabalhado, uma pena, pois eu estava com altas expectativas. Mas que bom que você gostou!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar
  9. Um livro que trata de um assunto delicado, parece ser bom! E a capa é bem bonita sim. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Oi, Tiago!
    Eu estou com esse livro em e-book, mas sabendo do peso da trama, estou esperando um momento em que eu esteja mais preparada para ler. Eu não sabia que era uma série e que o último vai mudar a visão dos outros. Achei isso bem legal e fiquei mais interessada ainda.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderEliminar
  11. Oie,

    Amei a resenha. Caramba, com essa capa tão fofa nem imaginei um tema tão forte assim.
    Estou super com vontade de ler esse livro, porém preciso me preparar psicologicamente.

    Abraços.
    https://submundosliterarios.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Oi, Tiago!
    Esse livro já foi discutido em um clube do livro que participo. Particularmente eu não sinto tanta vontade de lê-lo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  13. Só vejo elogios a esse livro.
    Que bom que você foi mais um que apreciou a leitura, imagino que seja mesmo muito bom.
    Ele tá na minha interminável lista ;)

    Beijinhos:*
    Sankas Books

    ResponderEliminar
  14. Adorei o post :D
    Não conhecia o livro mas vou tomar nota dele pois fiquei curiosa :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  15. Oie, tudo bem?
    Gostei da dica! O tema parece super forte, mas importante e relevante.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderEliminar
  16. Olá, Tiago.
    Eu acabei de ler um livro com o mesmo tema e gostei muito. Acho que é um tema que precisa ser falado bastante. Esse eu já queria por causa da capa e agora sabendo o assunto quero ainda mais.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  17. Tenho-o na minha TBR desde que saiu e estava para ler em ebook, mas quando vi que a Presença o editou fiquei ainda mais curiosa! Só oiço opiniões boas sobre ele.

    Beijinhos,
    Dicolored Winter

    ResponderEliminar
  18. Parece ser uma leitura super densa, com temas realmente pesados e difíceis. Mas, quando o livro é bem escrito, a gente passa por esses assunto levando só aspectos positivos. Bacana demais a dica. :)

    ResponderEliminar
  19. Fiquei super interessada, deve ser uma boa leitura!
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  20. fiquei bastante curiosa com o livro
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Oie,

    Essa capa é realmente linda.
    Ainda não li o livro, mas vejo muito elogios sobre sobre como a história foi escrita.
    Parece ser bem marcante.
    Espero ler em breve.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderEliminar
  22. Não conhecia, mas fiquei bastante curiosa :)

    ResponderEliminar
  23. Olá Tiago
    Eu gostei muito da obra.
    Escrito com linguagem fluida prende a atenção do início ao fim, e com sensibilidade fala de coragem, resiliência e superação.
    Impossível não se apaixonar pela pequena Sol!!!!!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  24. Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa! :)

    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
  25. Tenho visto muitas opiniões positivas deste livro, ando muito curiosa!
    Beijinhos, Vanessa
    http://www.acharofioameada.com/

    ResponderEliminar
  26. Este livro já está na minha lista desde que saiu, agora com a tua opinião... Aiiiii ainda vou à falência com tanto livro!!

    https://agatadesaltosaltos.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Querido/a dê-me a sua opinião, ela é importante.